A Prefeitura Municipal realizou na tarde desta quarta-feira (24), no auditório do Sindcomércio, a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Sete Lagoas (CMSANS). Compuseram a frente de honra na abertura do evento: o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Saulo de Souza Queiroz; a secretária municipal de Assistência Social, Dilma Luiza Jorge Schwenck; a coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Alto São Francisco (CRSANS), Marina Cafaggi; e o representante do gabinete do vereador Pastor Alcides, Cláudio Vítor Dias.
“Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” é o título da I CMSANS, de acordo com o Art.1° do seu Regimento. Durante a Conferência foi realizada a eleição de membros para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, a elaboração e votação de propostas para a Conferência Regional e a escolha de delegados para a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento também contou com a realização de palestra sobre “Segurança Alimentar e Nutricional” ministrada por Jordânia Castanheira Diniz, docente da Faculdade Ciências da Vida, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Clínica Funcional e Esportiva e coordenadora de Atenção Básica e de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Capim Branco.
O Regimento da CMSANS informa que seu objetivo geral é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Também apresenta os seguintes objetivos específicos: identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do DHAA e apresentar proposições para garantir a todos e todas, comida de verdade no campo e na cidade; avaliar, segundo a perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável, os desafios atuais das Políticas e dos Planos Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para avançar na realização do DHAA e na promoção da soberania alimentar; avançar no comprometimento dos três poderes em todas as esferas de governo e ampliar a participação e o compromisso da sociedade local no processo de construção do SISAN, reafirmando o pacto social em torno do DHAA e da soberania alimentar; e eleger delegados (as) para a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, conforme orientação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-MG).
A coordenadora da CRSANS, Marina Cafaggi, informou que representa a Comissão Regional que compõe 35 municípios no esforço para que todos tenham o CONSEA Municipal. De acordo com ela, a Segurança Alimentar é transversal e perpassa todas as políticas públicas e o ser humano, “daí a sua importância”. A secretária Dilma Schwenck enfatizou que a Segurança Alimentar tem sua representação em Sete Lagoas, através do restaurante popular, da horta comunitária e do banco de alimentos. E completou: “Achamos muito importante essa discussão! Hoje é um dia especial: ‘Dia de São João’, sendo que diz a tradição que é o dia em que começa a fartura no Nordeste. Portanto, é um dia especial para falarmos de Segurança Alimentar. Vamos unir esforços para que a comida e a água de nossas casas sejam de fato saudáveis. Muito obrigada a todos!”
Já o secretário Saulo Queiroz disse que não poderia deixar de agradecer ao Sindcomércio pela hospitalidade do local para a discussão de assuntos tão importantes e, sobretudo, a todos pela realização dessa reunião plenária. “Onde se planta, o que se come, onde se come e seus desdobramentos é um tema importante, porque é necessário o Estado prover recursos nesse sentido. O povo necessita de alimento e orientação alimentar. Então, temos que estar sensíveis a essa questão, pois sem comida e água não há educação e desenvolvimento. Assim sendo, possamos buscar toda a sustentabilidade nesse sentido.”, manifestou.