A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte (Seltrans) vem realizando uma operação especial de fiscalização, no objetivo de controlar o excesso de velocidade nas vias de grande circulação do município. As ações, que ocorrem esporadicamente em pontos estratégicos, utilizam o radar portátil que possui fácil manuseio e é direcionado manualmente para o veículo que trafega na via. Todos os locais que passam pela fiscalização já foram devidamente sinalizados e divulgados.
Os equipamentos utilizados na fiscalização são fundamentais para a segurança no trânsito – através do radar é possível inibir os mais apressados, que causam acidentes pelo excesso de velocidade. De acordo com o secretário de Segurança, Trânsito e Transporte (Seltrans) Coronel Sílvio Augusto de Carvalho, a iniciativa vem para acabar com o abuso de velocidade prevenindo, assim, a ocorrência de acidentes: “Esta é uma medida educativa para disciplinar o trânsito. Nossa intenção é exclusivamente preventiva.
Com a fiscalização através do radar conseguimos inibir motoristas quanto ao excesso de velocidade em vários pontos da cidade e assim garantir a segurança, evitando acidentes”, explicou. Silvio ainda garante que a colocação de radares móveis não possui objetivos financeiros:“Não se trata de uma indústria da multa. Se for só para multar, não nos interessa. Queremos, através deste método, transformar em um hábito a educação no trânsito e mostrar ao motorista que uma vez em que você obedece às regras, isso te isenta naturalmente de qualquer punição”, completa.
A decisão gerou muitas polêmicas e tem repercutido, inclusive, nas redes sociais. Quanto a isso, o secretário avalia como positivas até as opiniões contrárias: “Para mim essas discussões são práticas muito saudáveis, porque traz à tona, mesmo nas opiniões divergentes, o assunto do cumprimento à legislação de trânsito”. A Seltrans orienta ainda sobre a importância do respeito aos limites de velocidade e à sinalização, sem realizar ultrapassagens perigosas. Também ressalta que é fundamental manter uma distância segura em relação ao veículo da frente, sempre utilizar o cinto de segurança e nunca dirigir após o consumo de bebida alcoólica.
Com Ascom Prefeitura