Praticamente concluído, o projeto da obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Água, vai interligar o sistema existente com a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio das Velhas. O SAAE já conclui a construção de 12 novos reservatórios metálicos, além de três novas Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT). Isso vai garantir mais 7.250 m³ de água para a população, ampliando a reserva em 90%.
Conheça cada um dos reservatórios construídos em alguns bairros e a capacidade:
PLANALTO – 500 mil litros.
JK – EEAT e reservatório de 150 mil litros.
MANGABEIRAS –500 mil litros.
SÃO CRISTÓVÃO – 500 mil litros.
IPORANGA – 300 mil litros.
BRASÍLIA – 500 mil litros.
ITAPUÃ – 500 mil litros.
CDI – 150 mil litros e EEAT.
MONTE CARLO – EEAT + adutora Monte Carlo / São Cristóvão.
MONTREAL – 2,5 milhões de litros.
BELA VISTA – 500 mil litros.
AEROPORTO – 1 milhão de litros.
WENCESLAU BRAZ – 150 mil litros e EEAT.
Segundo dados do SAAE, o projeto trata de obras no sistema de abastecimento através do aumento de capacidade de reserva com a construção de reservatórios e melhoria do sistema de distribuição com a execução de aproximadamente 42 km de adutoras; além de três elevatórias de água tratada. Vale ressaltar que é um projeto complementar da ETA, com recursos federais via Caixa Econômica Federal e não onerosos ao município.
Já o PAC 2, ainda segundo o SAAE, é uma obra concluída e em fase de testes que consiste em uma adutora que interliga os sistemas Monte Carlo e São Cristóvão, aumentando possibilidades de manobras para melhor abastecimento de água em diferentes regiões da cidade. Assim como o PAC, também conta com recursos federais via Caixa Econômica Federal e não onerosos ao município.
As obras de captação de água do Rio das Velhas que tinham previsão de término nesta terça-feira (30) tiveram o prazo adiado. Segundo dados da prefeitura, o prefeito de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo está em Brasília tentando resolver a situação.
Da Redação com Ascom SAAE