A Secretaria Municipal de Saúde realiza o trabalho de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) através da aplicação da Auriculopuntura, uma técnica de medicina tradicional chinesa usada para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca ou obesidade, por exemplo.
Atualmente as sessões estão vinculadas aos grupos de Combate ao tabagismo (PNCT), Grupo de Práticas Corporais, Amigos do Peso (Reeducação alimentar) e Grupo Redescobrir (atendimento de pessoas com ansiedade e depressão) dos Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Belo Vale e JK, com uma média de 150 atendimentos semanais.
O objetivo desse trabalho é passar uma técnica vinculada aos procedimentos já existentes, que ampliam o campo de atuação dos profissionais, sem constituir um trabalho isolado e sim coletivo. Este projeto é efetivado pelos fisioterapeutas Aila Nascimento, Liziane Oliveira e Marcelo Peres, juntamente com os grupos operativos existentes nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).
“Iniciamos esse trabalho como uma nova ferramenta de tratamento nos grupos contra o tabagismo e nos Grupos de Reeducação Alimentar. A proposta é que consigamos expandir essa atuação, inclusive com a introdução da Acupuntura Sistêmica, feita através do uso de agulhas”, conta a gerente geral do NASF, Liziane Oliveira.
O que é a auriculopuntura?
A auriculopuntura ou auriculoterapia é uma forma de medicina alternativa ou complementar, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema com o corpo inteiro representado no pavilhão auricular que é a parte externa da orelha, através das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, é um tratamento através da orelha.
Com Ascom Saúde