Foi realizada na tarde da última quinta-feira (02), a solenidade de assinatura do convênio entre o município de Sete Lagoas e a Caixa Econômica Federal, para concessão de microcrédito aos microempreendedores que participam do programa Empreender Para Vencer, implantado na Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP).
A concessão de microcrédito para microempreendedores populares tem sido apontada como uma das melhores ferramentas auxiliares no combate à pobreza e à exclusão social. Partindo da bem sucedida experiência do professor Muhammad Yunus, em Bangladesh, o microcrédito espalhou-se pelo mundo, chegando também ao Brasil.
Pensando em fomentar a atividade empreendedora o Município de Sete Lagoas idealizou o Programa Empreender Para Vencer, que está sendo executado pela FUMEP e tem, entre outros objetivos, a oferta da formação de microempreendedores qualificados, com foco em empreendedorismo social, para diminuição da população desempregada em Sete Lagoas. Segundo dados da Prefeitura, o Programa Empreender para Vencer, contou em sua primeira fase, com 1.491 inscritos e 214 alunos, certificados que agora poderão ser beneficiados pelo convênio formalizado durante o evento, que fornecerá capital de giro e outros produtos de microfinanças para os novos empreendedores.
Estiveram presentes na cerimônia, 27 ex-alunos dos cursos, que se fizeram representados por Luciana Cunha, aluna do Curso de Bolos e Doces: “É com muita satisfação e na perspectiva de quem viveu esta oportunidade, que eu falo sobre o programa Empreender Para Vencer. Graças a esta iniciativa, eu e muitas pessoas tivemos a oportunidade de nos qualificar e aprimorar conhecimentos. Tudo o que aprendemos lá, contribuiu para a construção de uma mentalidade empreendedora, viabilizando fonte de renda. Em meu nome e de todos os participantes dos 17 cursos oferecidos, agradeço à Prefeitura Municipal pela oportunidade oferecida a nós”, enfatiza.
O gerente Regional Norte da Caixa Econômica Federal Paulo Henrique Barbosa Pontelo, também falou a respeito do projeto, reforçando a parceria do banco para com as iniciativas empreendedoras da administração: “Para a Caixa Econômica é uma honra participar de uma iniciativa deste porte. Quando nos veio o convite de uma estratégia tão bem idealizada, logo pensamos que não poderíamos ficar de fora, mesmo diante dos desafios. Com o microcrédito, a gente oferece o suporte necessário para que estas pessoas toquem seus empreendimentos e isso é, sem dúvida, um projeto muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Acreditamos tanto na força deste programa, que vamos indicá-lo para o concurso “Melhores Práticas em Gestão Local”, realizado pelo banco em escala nacional”, completa o gerente.
Estiveram presentes na cerimônia, compondo frente de honra, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Saulo Queiroz; a vice-diretora da FUMEP Soraia dos Reis, representando o diretor Gil Rosa de Carvalho; os vereadores Carol Canabrava e Padre Décio; o gerente Regional Norte da Caixa Econômica Federal Paulo Henrique Barbosa Pontelo, representando superintendente José Geraldo Sales; o Gerente Geral da Agência Sete Lagoas em exercício Ricardo Nery e a representante dos alunos do programa Empreender Para Vencer, Luciana Cunha.
Da Redação com Ascom Prefeitura