No dia 2 de julho é comemorado o Dia dos Bombeiros. Uma data lembrada por muitos e que celebra a importância deste profissional na sociedade. É o dia dos heróis desconhecidos, das pessoas que colocam suas vidas em risco para um bem maior: salvar a vida do próximo.
Em comemoração, a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas, realizou nessa quinta-feira (2), na praça Dom Carmelo Mota, uma solenidade militar que começou por volta das 9h com palestras educativas ministradas para o público e homenagem por Destaque Operacional aos agentes Sargento (Sgt) Faria, Sgt Ferrari, Sgt Udson, Sgt Wilian e Soldado Machado. A homenagem por destaque administrativo ficou para Sgt Alessandra e Cabo Avelar. O evento se prolongou durante todo o dia festivo, alunos de escolas estaduais e municipais participaram das atividades realizadas.
O Comandante Capitão Christian Ferreira destacou o orgulho de participar da corporação: “ser parte do Corpo de Bombeiros não é somente uma profissão, é um sacerdócio, doando a própria vida para salvar a vida do próximo; é preciso coragem para ir onde ninguém quer, para zelar pela integridade e vida de alguém que nunca se viu, como sendo neste momento, a mais importante de todas. É isso que enobrece nosso trabalho. Agradecemos a Deus por tudo e contamos sempre com a proteção divina”.
A rotina de um bombeiro não é nada previsível, quando a situação parece estar “tranquila”, tudo pode acontecer. Para atender a tantos imprevistos, além do domínio de técnicas de salvamento e de excelentes condições físicas, o profissional tem que estar preparado emocionalmente e sempre se lembrar que nenhuma técnica é infalível para conter as emoções vivenciadas.
O ápice do evento aconteceu quando equipes formadas por bombeiros militares montaram dois cenários para a simulação operacional de salvamento em acidente automobilístico envolvendo produtos químicos e combate a incêndio veicular, que mostrou características como força e técnica dos militares, que são pré-requisitos para vários atendimentos reais. Para o atendimento foram utilizadas as equipes de combate a incêndio, salvamento, e atendimento pré-hospitalar, que fizeram a retirada das vítimas das ferragens e o encaminhamento ao hospital de emergência.
Em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), os participantes puderam ter acesso à serviços de saúde com cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão, além de atendimento nutricional e de beleza.
Acompanhe abaixo imagens das atividades realizadas:
http://www.youtube.com/watch?v=s4aqAldguPk
{gallery}fotos_eventos_2015/bombeiro-0307{/gallery}
Por Maíra Almeida