O município de Sete Lagoas recebeu nesta terça-feira mais um Termonebulizador (equipamento utilizado para aplicação de inseticida nas margens dos Córregos do Diogo, Grotão do Canaã, Matadouro, Boqueirão, Riacho do Sangradouro, Córrego do Macuco, Córrego Capão do Poço, Córrego do Tamanduá, Tropeiros e seus afluentes).
O equipamento será destinado para o programa municipal de manejo ambiental no combate do pernilongo e, consequentemente, irá auxiliar no controle do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zica- Vírus, como também a Leishmaniose que é transmitida pelo mosquito Flebótomo. O benefício é graças a parceria público-privada entre Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a empresa contribuinte, OMR Equipamentos Automotivos.
O coordenador do Programa de Combate ao Pernilongo, Nivaldo Santos explica como funciona o Termonebulizador, “a aplicação é composta por óleo de soja e inseticida, que criam uma névoa, todo pernilongo que entrar na nevoa é eliminado depois ela abaixa. Então o inseticida vai impregnar na vegetação e todo pernilongo que ali pousar será atingido”. Comentou também sobre o monitoramento que acontece após a aplicação do inseticida. “Acontece um acompanhamento através dos moradores. Os agentes pegam os telefones dos moradores da região e depois ligam para saber se diminuiu a infestação dos pernilongos”.
Para mais informações e denúncias ligue para Secretaria de Meio Ambiente (31) 3774-1546 ou 3771-9441.
da redação com Ascom Saúde