Os ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, Renato Janine, anunciaram na última sexta-feira (10) as vagas que serão disponibilizadas para o país de cursos de medicina. A medida faz parte do Programa Mais Médicos, onde 36 novos cursos serão implantados em 39 municípios com oferta de 2.290 vagas.
As universidades particulares selecionadas passaram por critérios de capacidade econômico-financeira, regularidade jurídica e fiscal da instituição mantenedora, histórico da mantenedora e proposta do curso de graduação em medicina, 200 novas vagas serão destinadas para o estado de Minas Gerais. O Centro Educacional Hyarte-ML-Ltda (Faculdade Atenas) – Sete Lagoas receberá 50 vagas, assim como a Pontifícia Universidade Católica de Contagem, a Faculdade Atenas de Passos e a Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas. Veja AQUI o número de vagas para as cidades selecionadas.
O Ministério da Educação (MEC) supervisionará os cursos. “A nossa meta é de longo prazo. Esses efeitos irão universalizar as vagas de residência mais especialidades que colocam em foco o atendimento da massa mais necessitada”, explicou o ministro da educação Renato Janine.
O prazo máximo para início dos cursos é de 18 meses. A expectativa do país é de quase duplicar os profissionais de medicina até 2026, de 374 mil para 600 mil médicos (total de 2,7 médicos por grupo de mil habitantes).
Da redação