Quatro técnicos do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (DEOP) visitaram ontem (28) as obras do Hospital Regional Dr. Márcio Paulino. A inspeção foi solicitada pelo Governo de Minas Gerais visando uma assessoria técnica para convalidação da obra. Cinco servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais também participaram do encontro como também outras autoridades municipais.
O Gerente de Obras da área da Saúde do DEOP, Cleveland Fernandes, informou o objetivo da visita. “A Secretaria de Estado de Saúde nos solicitou uma assessoria técnica em alguns municípios e estamos entrando para ajudar e agilizar o processo em Sete Lagoas, Divinópolis, Juiz de Fora, Além Paraíba e Conselheiro Lafaiete. Temos mais de 700 obras paradas em Minas Gerais, vamos tentar retomar as prioritárias”, apontou.
O prefeito municiapal, Marcio Reinaldo Dias Moreira, reafirmou a todos os presentes a importância da conclusão do hospital “A expectativa da população em relação a entrega desta unidade é muito grande, lembrando ainda que vários hospitais da região estão fechando as portas. Sete Lagoas atende um enorme fluxo de pessoas e a população merece esse hospital”, destacou.
O Hospital Regional consiste no benefício de Sete lagoas e região, ele foi projetado em um terreno de 40.000m² com topografia plana. Trata-se de um hospital geral com foco em urgência e emergência na visão do trauma, do AVC e da cardiologia, ou seja, um hospital de emergência para atendimento de 35 municípios com uma população estimada de 650 mil habitantes.
Configuração assistencial:
– Urgência e Emergência;
– Exames por imagens e gráficos;
– Centro cirúrgico;
– Internação intensiva e semi-intensiva;
– Internação geral;
– Pediatria;
– Acidentes vasculares cerebrais AVC;
– Clínica médica e cirúrgica.
A edificação do HR foi concebida em quatro blocos: A, B, C e D.
Os blocos C e D possuem três pavimentos e o B, onde se localiza as unidades de internação geral possui quatro pavimentos.
As circulações verticais por elevadores estão divididas em três conjuntos de dois elevadores posicionados de forma a atender separadamente o público externo (bloco B, lado leste), o público interno (bloco B, lado oeste) e os pacientes da emergência e heliponto (bloco D).
BLOCO A
O bloco A é destinado aos serviços de apoio técnico e logístico. Nele se encontra o acesso de gêneros e suprimentos, acesso de funcionários e saída de resíduos.
1º Pavimento:
– Nutrição e Dietética;
– Processamento de roupa;
– Central de Administração de Materiais e equipamentos;
– Manutenção;
– Conforto e higiene;
– Limpeza e zeladoria e
– Infraestrutura predial.
BLOCO B
O bloco B é destinado aos serviços de apoio administrativo, técnico e logístico e ao ensino e pesquisa, além de serviços de apoio médico. Nele se encontra a entrada principal do hospital que permite acesso ao auditório e biblioteca, a administração, ao setor de exames por imagens e gráficos e às unidades de internação. É também saída de pacientes de alta.
1º Pavimento:
– Auditório;
– Biblioteca;
– Sala de teleconferência;
– Patologia clínica(atendimento exclusivamente interno);
– Farmácia;
– Cantina.
2º, 3º e 4º pavimentos:
– Unidades de internação (176 leitos)
BLOCO C
O bloco C é destinado ao apoio do diagnóstico e terapia preferencialmente para pacientes da emergência. Entretanto, os exames por imagens e gráficos também poderão atender eletivos referenciados pelas demais unidades públicas.
1º Pavimento:
– Exames: hemodinâmica, ressonância magnética;
– Tomografia;
– Ultrassonografia;
– Eletrocardiografia;
– Raios X e
– Endoscopia.
2º Pavimento:
– Unidades de internação intensiva (40 leitos);
– Unidades de internação semi-intensiva (10 leitos).
BLOCO D
O bloco D é destinado a urgência e emergência e apoio ao diagnóstico e terapia.
1º Pavimento:
– Atendimento imediato
2º Pavimento:
– Centro Cirúrgico;
– Hematologia – agência transfusional;
– Central de Material Esterilizado (CME);
3º Pavimento:
– Andar técnico para instalações;
– Heliponto.
O HR contará com 226 leitos de internação, sendo 50 leitos para UTI, nove salas de cirurgia e um pronto socorro. A previsão é de que aproximadamente mil servidores atuem dentro da nova unidade, localizada na Avenida José Sérvulo Soalheiro, S/N, Bairro Aeroporto de Sete Lagoas/MG.
Da redação com Ascom Saúde