O Centro Universitário UNA de Sete Lagoas será sede do curso de preparação para o Centro Regional de Referência em Drogas (CRR) que foi lançado na segunda-feira (10). A formação contempla o conhecimento técnico-científico sobre álcool e outras drogas, os modelos de tratamento e intervenção, os princípios de direitos humanos e cidadania como elementos que vão possibilitar uma transformação na abordagem dessa temática.
Este projeto responde ao Edital de Chamamento Público nº 8/2014 do Ministério da Justiça. Além das atividades de formação, o CRR contempla atividades de pesquisa e auxílio na construção da rede de assistência junto aos órgãos executivos dos municípios envolvidos. Será desenvolvido através de uma parceria entre o Departamento de Terapia Ocupacional, o Departamento de Saúde Mental e o Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São João Del Rey e a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Superintendência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (SUMAD/SL).
A missão do curso é qualificar permanentemente profissionais da saúde, assistência social, educação, cultura, segurança, agentes comunitários, agentes judiciários, policiais e líderes comunitários a partir da problematização da temática: álcool, crack e outras drogas.
Para a coordenadora do CRR, professora Cristiane Miryam, a pessoa é a referência e não o estado que ela se encontra, as drogas. Segundo ela, a ideia não é trabalhar com disciplinas, mas pensar em seres diversos e de maneira geral. “Esse curso vem na direção da construção de um país melhor, considerando as pessoas”, enfatizou.
Da redação com Ascom Prefeitura SL