Representantes da Iveco de Sete Lagoas estiveram reunidos com o sindicato dos metalúrgicos na segunda-feira (10), para negociação de novas medidas como a implantação da suspensão temporária dos contratos de trabalho, mais conhecida com lay off. A empresa que comercializa veículos leves e caminhões do grupo Fiat, só neste ano aplicou aos funcionários férias coletivas por cinco vezes, devido à crise industrial.
Na reunião de ontem, a montadora comunicou ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Sete Lagoas (STIMMMESL) a intenção de aderir ao sistema lay off. Segundo o presidente da entidade, Ernane Geraldo Dias seriam três meses de suspensão temporária dos trabalhos, prorrogáveis por mais dois.
A última férias coletiva terminou no dia 3 de agosto, no retorno ao trabalho, a fábrica comunicou a demissão de 120 empregados, no mês de abril 130 contratos foram rescindidos. Ainda segundo Ernane, a empresa deve começar a dar suspenções a partir do próximo mês, após a entrega de 11 blindados Guarani. “A empresa está alugando pátios para guardar o estoque já produzido”, afirma. Nova reunião está marcada para amanhã (12) com o sindicato.
Da redação