Com objetivo de agilizar o acesso do usuário ao Sistema Único De Saúde (SUS) a Secretaria de Saúde está descentralizando o agendamento de consultas especializadas, passando da Central de Marcação para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essa medida pretende trazer ganhos tanto para os pacientes quanto para a administração municipal, uma vez que, além de agilizar o processo, irá otimizar custos e diminuir a ausência no dia da consulta.
Durante a última semana mais de 120 profissionais das unidades de saúde foram capacitados para manusear o sistema de marcação. A Superintendente da Central de Marcação, Arlene Antunes Dourado, conta que, mesmo com a descentralização, o agendamento de consultas com especialistas será monitorado.
“Nós da regulação e também a atenção primária iremos monitorar durante todo o tempo os agendamentos. Mesmo com todas as equipes capacitadas para utilização do sistema, a princípio podem ocorrer desacertos”, esclarece.
O Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Simões, explica que essa ação irá reduzir e organizar as marcações na Central, que continuará responsável pelo agendamento de exames e cirurgias.
“Dessa forma iremos organizar o sistema e reduzir a fila de espera de exames e cirurgias. Todos os funcionários da Central ficarão voltados para isso. Com a marcação de consultas especializadas dentro das unidades, ou seja, próximo do usuário, vamos reduzir também o absenteísmo. Hoje perdemos cerca de 30% de consultas devido à falta do usuário e isso não deverá mais acontecer. O agente de saúde irá apoiar muito nesse contexto”, finaliza.
Com Ascom Saúde