Ao longo desta terça-feira (18) a Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, no Bairro Aeroporto, realizou o projeto “Zico em Ação” que tem seu foco desde 2011 no resgate social de crianças e adolescentes no combate das drogas. Vários parceiros da Escola proporcionaram palestras sobre qualidade de vida, saúde bucal, oficina de estética entre outros com dinâmica envolvendo os alunos.
Vale ressaltar que a Escola Zico Paiva trabalha com a educação integral tendo estudantes do fundamental I ao nono ano do fundamental II, atingindo aproximadamente 1600 matriculados. Também são inseridas no calendário escolar outras atividades recreativas. “Temos o projeto educação integral que envolve oficinas de artes, de matemática e de português para alunos que tenham dificuldades no aprendizado. Nós temos também a rádio escola, o atletismo, envolvendo os professores de educação física e o trabalho está sendo bem feito” afirma o professor Sandro.
Em todos os espaços do educandário havia uma atividade sendo desenvolvida, em uma sala estava exposto os trabalhos feitos pelos estudantes da oficina de tapeçaria e em outra uma palestra dos Militares do Exército. Uma das idealizadoras do “Zico em Ação” a professora de português Zilda mencionou a importância deste dia e falou que o real motivo é alertar o jovem sobre o risco social que circunda o bairro e o meio em si. “Esse projeto foi criado a partir do curso da Secretária de Educação resultando na prevenção do uso de drogas nas escolas, com intuito de trazer algo de novo para os alunos e principalmente mostrar a perspectiva de uma vida diferente, fora das drogas” explica a professora.
A aluna Angélica se posicionou e mostrou bastante interessada nas atividades realizadas na instituição. “É um evento muito interessante com a participação dos Militares e com os alunos do ensino médio. Adquiri muito conhecimento com essa palestra, dá vontade de começar uma carreira na área militar”.
Já o diretor da escola Denis Dutra falou da inclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) entre outros cursos que a escola abrange. “Queremos diminuir a criminalidade e inserir as pessoas em um âmbito social. Hoje a escola oferece cursos de informática e magistério provido pela Secretaria Estadual de Educação. Os cursos são todos gratuitos” destaca Denis.
Os parceiros do “Zico em Ação” 2015: UNOPAR, Ciências da Vida, Ministério da Saúde, Corpo de Bombeiros, Secretária Municipal do Meio Ambiente, Escoteiros, Estação Juventude e o Projeto Mexa-se.
Por Naiara Barbosa