O III Fórum de Autogestão, Autodefesa e Família da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sete Lagoas aconteceu no dia 21 de agosto. Os usuários da instituição como seus familiares além de profissionais e gestores da Associação participaram de palestra informativa. O evento foi uma preparação para o XIII Congresso Nacional das APAE’s sobre Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual.
A palestra ministrada pela Assistente Social Delma Ap. Salles Pereira falou sobre “Assistência Social (Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual na Assistência Social e na Saúde)”, foram destacados os serviços e benefícios socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como os serviços e ações da Saúde/SUS, com foco na articulação intersetorial e a atuação da APAE na prestação de serviços junto às pessoas com deficiência e suas famílias. Também foi falado aspectos legais e conceituais da deficiência, dos preconceitos e discriminações que acontecem.
Sobre a inclusão social a assistente alegou que é um processo bilateral. “A sociedade tem que se adaptar para fazer essa inclusão em todos os espaços e relações. Uma Sociedade inclusiva não admite preconceitos, discriminações, barreiras sociais, culturais e pessoais”. Em relação a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, Delma explica que isso não é um favor e sim direito deles.
Da redação com Ascom Saúde