Na busca de melhoria na qualidade do ensino nas escola municipais, a Secretaria Municipal de Educação na última quinta-feira (20), reuniu docentes de todas as instituições, para o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
O PNAIC é um programa do Ministério da Educação (MEC) que conta com a adesão de quase todos os municípios brasileiros e busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para a maior eficácia desse pacto, as instâncias se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática e realizar avaliações anuais aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Este projeto mostra que a alfabetização deve ser uma das prioridades no contexto atual da educação, uma vez que o alfabetizador tem a missão de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania e, para isso, precisa exercer sua função com clareza do que ensina e como ensina.
De acordo com a secretária de Educação Mércia Diniz, o PNAIC é política educacional eficaz e necessária para as crianças: “Depois do PNAIC as diferenças metodológicas foram grandes e obtiveram melhores resultados. O programa ocupa um espaço de debate entre os professores, que não se sentem mais isolados na sala de aula, praticando atividades teóricas e práticas através de ações comprometedoras também por parte do coordenador e do diretor da escola”, ressalta.
Da redação com Ascom PMSL