O município de Sete Lagoas foi selecionado para participar de um estudo de inquérito sorológico da dengue para ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a doença. O estudo auxiliará o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério de Saúde (MS).
Para realizar este estudo, foi selecionado um público alvo, baseado no grupo de pessoas mais suscetíveis a terem a doença, que são de 1 a 20 anos. Esse público, caso se interessa em ser voluntário para o estudo, deve se dirigir a alguma Unidade de Saúde que está realizando este processo, para fazer uma coleta de sangue.
Não há nenhum tipo de restrição para realizar essa coleta de amostra de sangue e os participantes receberão o resultado do exame, com detalhamento de sua vida inteira em relação à dengue. A partir dos resultados, será possível saber qual faixa etária específica sofre maior incidência de dengue e, então, poder embasar a prioridade de vacinação e aumentar a eficiência do controle.
A Unidade Básica de Saúde do Belo Vale, localizada na Rua Oscar Padilha, 625, Belo Vale II, está responsável para coleta de sangue e responder o inquérito sorológico da dengue. As pessoas podem ir ao local de hoje (1º) a sexta–feira (4), de 7h30 as 11h.
Da redação com Ascom Saúde