Segundo os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as montadoras brasileiras atingiu a pior queda no setor de produção de veículos, no mês de agosto a fabricação ficou em 216,5 mil, um recuo de 18,2% comparado ao mesmo período de 2014 . Mesmo com a queda do setor industrial, a Iveco Bus em Sete Lagoas aumentou a produção de ônibus acima de 5 toneladas em 150%.
De acordo com o diretor de negócios de ônibus da Iveco, Humberto Spinetti, o market share no segmento M3 saltou de 2,7% para 7,3% no mercado, comparados de janeiro a julho deste ano. “O Daily Minibus e o CityClass já contavam com grande aceitação do mercado. O chassi 170S28, para ônibus de 17 toneladas e com motor dianteiro, entrou para completar essa gama de soluções. Ser confiável e mais econômico que seus concorrentes diretos tem sido fundamental para o nosso crescimento”, disse o diretor.
A Iveco Bus anunciou que o protótipo do Daily Minibus Elétrico será testado no Brasil, ele está equipado com baterias de sódio e níquel, que podem ser carregadas em tomadas trifásicas. A recarga não vicia e pode ser feita em qualquer proporção de energia.
No campo de provas em Sete Lagoas, a equipe do portal salãodocarro.com fez um test drive em um Daily Minibus Elétrico da marca italiana. Segundo o site, para o miniônibus se mover, basta pisar no freio e colocar no modo D (de Drive), além desse, existem os modos N (de Neutral), e R (de Reverse), para a macha a ré. Os comandos não são complexos.
Quando o motorista pisa no freio, o sistema recupera a energia da frenagem, a transforma em eletricidade e reabastece as baterias. Nas retomadas, o ganho de velocidade é lento, mas progressivo. O veículo é silencioso e a direção é suave, a visibilidade do motorista é favorecida pelos vidros. O test chega ao fim e para os empreendedores do produto, em um futuro próximo os ônibus elétricos passarão a ser usados nas grandes cidades do mundo.
Da redação com Salãodocarro.com