Na próxima sexta-feira (18), Dia do Consumidor Responsável de Álcool, a Ambev mobilizará três mil profissionais nos cargos de supervisão e gerência de vendas, para mover uma ação nos pontos de venda do país a fim de conscientizar e treinar profissionais de bares e restaurantes sobre a venda responsável de bebidas alcoólicas. Os colaboradores irão interromper suas atividades rotineiras para a visita.
A campanha foi criada pela Ambev há seis anos e hoje é celebrada em todos os outros 24 países onde a Anheuser-Busch InBev atua. Só no Brasil, os funcionários da companhia levarão as mensagens de consumo responsável para os profissionais que trabalham em cerca de 1 milhão de pontos de vendas atendidos. O objetivo da iniciativa é criar o hábito de se pedir o documento de identidade do consumidor no momento da venda, além de orientar sobre o consumo excessivo e associado à direção.
Em Minas Gerais, a Ambev irá realizar “blitzes” com distribuição de mensagens de consumo responsável em várias cidades. Serão visitados cerca de 1.500 bares e restaurantes e mobilizados mais de 400 funcionários da companhia. A programação principal acontece no Centro de Distribuição de Contagem, que irá parar completamente por cerca de 1h com diversas atrações.
Além da conscientização no Dia de Responsa, a Ambev treina as pessoas que trabalham nos megaeventos que a companhia patrocina e realiza. Durante a Copa do Mundo sediada no Brasil em 2014, cerca de 26 mil pessoas passaram pelo treinamento. O Carnaval também é uma data que recebe a ação: donos de bares, garçons e ambulantes de Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e de outras cidades de folia são orientados. Outros eventos proprietários, como o Skol Beats Senses, e patrocinados, como os Rodeios e Oktoberfest, também estão no calendário de Responsa da companhia.
O programa pioneiro da Ambev de Consumo Responsável foi lançado em 2003, veja no vídeo:
http://youtu.be/XZW9ioFNVWk
Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de “Bar de Responsa”, a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa, Supermercado de Responsa e Papo em Família.
http://youtu.be/-20CDPL9EZI
O Na Responsa começou em 2010 e hoje reúne 22 ONGs de quatro estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 18 mil jovens diretamente, reuniu mais de 106 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,8 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber.
http://youtu.be/CfmZTvWAtGU
Da redação com Ascom Ambev