O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) alerta que o forte calor – ainda que na Primavera – exige da população maior combate ao desperdício e uso racional de água. Índices da autarquia apontam que a mesma quantidade de água disponibilizada no mesmo período de 2014 não está sendo suficiente para atender o mesmo universo de pessoas este ano, sendo que a produção de água aumentou 12% de 2014 para 2015.
O consumo médio de água por habitante/dia, no Brasil, é de 167,5 litros. Em Sete Lagoas, o consumo médio é de 199,8 litros/ dia. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa precisa de 110 litros por dia, dado que reforça a necessidade de uma nova mentalidade em relação ao consumo no município.
Além do aumento de consumo direto, um fator comumente associado a elevação da conta de água é a presença de vazamentos não aparentes na residência, quando o morador não consegue identificar à primeira vista o aparecimento do problema.
O SAAE alerta que a conservação e manutenção das instalações internas dos imóveis são de inteira responsabilidade dos usuários dos serviços. Dessa forma, ficar atento aos vazamentos é fundamental. Com pequenas mudanças no dia a dia com relação ao uso da água, é possível conseguir grandes benefícios, incluindo uma conta mais baixa.
SERVIÇO – Denuncie ligações clandestinas – também conhecidas como gato ou by-pass – pelo telefone (31) 3773-2829. Solicitação de serviços pelo 115.
Com Ascom SAAE