A Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG) vai receber homenagem em Reunião Especial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta sexta-feira (23), às 20h. A reunião foi um requerimento do deputado sete-lagoano Douglas Melo em comemoração aos 135 anos do hospital.
Douglas Melo afirma que, homenagear a INSG é reconhecer os relevantes serviços prestados, há vários anos, para a comunidade de Sete Lagoas e região. “Eu, como sete-lagoano, apenas estou tentando retribuir um pouco do que foi feito, não somente pelos meus familiares, mas por todos os amigos que já passaram por lá, bem como, também, por várias pessoas que, mesmo não conhecendo, de alguma forma contribuíram para o meu sucesso”, declarou.
O parlamentar ainda lembrou que, a Irmandade fez com que várias vidas pudessem se iniciar através da sua maternidade, e por meio dos seus tratamentos e serviços disponibilizados na sua UTI, por sua equipe médica, equipe de enfermagem e de todo seu quadro clínico, fez com que muitos cidadãos pudessem recuperar seu bem estar e a sua vontade de viver.
A comunicação da Irmandade declarou que este evento tem um peso institucional muito grande no contexto político e que, “estar inserido nesta pauta e ser reconhecida é um orgulho muito grande”. Afirmou ainda que são 135 anos de atuação na área de saúde dentro do município, sendo assim, “a saúde pública de Sete Lagoas está associada a Irmandade.”
A Irmandade afirmou que o deputado tem lutado para viabilizar parceiros e conseguir recursos para o hospital. De acordo com a assessoria da INSG, Melo conseguiu dez máquinas de hemodiálise para atender os 220 pacientes que fazem este tratamento, e também para reforçar os equipamentos atuais que já estão ficando desgastados.
Hoje o hospital é o 7º maior prestador SUS de Minas Gerais, é responsável por 70% das internações do município, atende 650 mil usuários de Sete Lagoas e mais 35 municípios. Ainda possui a única maternidade da região realizando cerca de 400 partos por mês.
Durante esses anos muitas pessoas dedicaram parte de sua vida para promover o hospital, e a Irmandade lembra que, “a homenagem também é para eles, este reconhecimento dessa história de 135 anos é muito mais de cada um que ajudou a montar este hospital, com lágrimas, sangue e suor, dedicando um tempo precioso de suas vidas”.
Eles também afirmam que hoje o grande diferencial da Irmandade é a gestão, atuando há três anos vem acertado pontos, descobrindo outros e buscado novas informações. “Hoje atendemos através do SUS, por planos de saúde e particular, mas através de parcerias com setor público, privado e o cidadão em geral, podemos conseguir doações, parceiros, emendas parlamentares, empréstimos a baixo juros. Isto tudo só foi possível por causa de uma visão diferenciada de administrar. O que dá segurança para o hospital é a administração segura, todos que passaram foram essenciais e hoje complementamos o que elas fizeram.”
Interessados em participar da homenagem na Assembleia devem confirmar presença pelo telefone (31) 21087800. O evento acontece no Plenário Juscelino Kubitschek, Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte.
Por Cristiane Cândido