O desastre em Bento Rodrigues distrito de Mariana mobilizou pessoas de todo o estado mineiro em solidariedade. Sete Lagoas se une para ajudar as vítimas que perderam todos os bens materiais por causa do rompimento das duas barragens da mineradora Samarco. Vários pontos de arrecadação de alimento, água, produtos de higiene pessoal foram montados com objetivo de socorrer as pessoas desalojadas.
A igreja Ministério Apostólico Nascidos para Governar (MANG), com a ajuda de filhos da casa e da população sete-lagoana conseguiu no último sábado enviar cerca de três mil litros de água mineral para os desabrigados em Mariana. De acordo com a Assistente Social, Kátia Tavares, que acompanhou a doação, o que mais lhe comoveu foi a abordagem do responsável que estava recebendo os donativos. Para ele toda ajuda é bem vinda, porém o que mais tem confortado os desabrigados é saber que pessoas desconhecidas estão parando por um momento suas vidas para ajudar todos que precisam recomeçar do zero.
“O povoado de Bento Rodrigues não existe mais, as famílias terão casas agora em Mariana, será feita uma triagem de casas para alugar no município e as famílias desabrigadas de Bento Rodrigues irão morar nelas,” explicou a Assistente Social.
A prefeitura de Sete Lagoas através da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Unidade de Acolhimento Acolher, situada na Rua Leopoldina, 326, Bairro do Carmo recebe donativos das 8h30 às 17h. Os principais itens são roupas e calçados, água mineral, colchões e produtos de higiene pessoal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3771-5450.
Outro ponto de arrecadação é a base do SAMU (antigo PA central), localizado na Rua Italia Pontello, 41, Chácara do Paiva. Os itens recebidos são: produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis, colchões, roupas de cama, toalhas e cobertores.
A empresa MercorTur localizada na Rua Coronel Randolfo Simões, 907, Boa Vista, também está arrecadando doações que serão levados neste fim de semana aos desalojados. Mais informações pelo telefone (31) 3775-0841.
Segundo informações da prefeitura de Mariana o Centro de Convenções localizado na Avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro, estará a partir desta segunda-feira (9) recebendo donativos das 9h às 18h. Até a contagem de domingo (8), uma morte foi confirmada no desastre, 26 pessoas estão desaparecidas e duas foram encontradas e abrigadas.
Por Tatiane Guimarães