A Guarda Civil Municipal de Sete Lagoas (GCM) vem desenvolvendo um trabalho em escolas e creches municipais com o intuito de cuidar da segurança e apoiando o trabalho das instituições, do conselho tutelar e a liderança de programas que abordam assuntos como prevenção às drogas, educação no trânsito, consciência social e cidadania envolvendo jovens.
A iniciativa tem como objetivo aproximar os profissionais das comunidades envolvidas, criando laços que permitam detectar de maneira mais eficaz as necessidades da sociedade. Um dos programas realizados é a Patrulha Escolar, que acontece em todas as instituições de ensino do município.
A guarda escolar contribui na prevenção as situações de risco primando pela tranquilidade de alunos e funcionários, promovendo a educação por meio do resgate de valores e restabelecendo bases para o melhor convívio em sociedade.
Segundo a pedagoga da Escola Municipal Padre Teodoro, Lucia Vieira Barbosa, o trabalho da Guarda Civil tem se mostrado um agente transformador em áreas de risco social:
“Desde quando a guarda foi implementada na escola, a nossa rotina vem mudando para melhor. Além de realizar o trabalho de organização e proteção, eles vêm liderando um maravilhoso projeto de socialização que tem recebido uma resposta muito positiva por parte das crianças. Os nossos jovens agora se sentem valorizados, pois através de um trabalho muito sério, conseguiram conquistar o respeito e a confiança da comunidade”, ressalta.
Acreditando na educação complementar por meio do esporte e do lazer, a Guarda Municipal também realiza amistosos esportivos entre os alunos atendidos. O objetivo é oferecer o desenvolvimento de novas habilidades e exercitar valores como a disciplina e a competição saudável.
Para o prefeito Marcio Reinaldo, iniciativas como estas são eficazes na valorização e cuidado com as crianças e jovens. “É importante a presença da guarda, principalmente nas escolas. A guarda está cada vez mais inserida no contexto da segurança pública; não há maior patrimônio que nossas crianças e jovens, e hoje muitos deles se mostram reféns de situações tenebrosas”, afirmou.
Com Ascom Prefeitura