A Polícia do Meio Ambiente de Sete Lagoas descobriu uma extração irregular de cristal de quartzo na zona rural da cidade. A denúncia foi feita nessa terça-feira (24) pelo dono da propriedade, o ex-prefeito Ronaldo Canabrava. Foram apreendidas uma escavadeira hidráulica e alguns equipamentos, mas os garimpeiros conseguiram fugir levando cristais e ferramentas antes dos policiais chegarem ao local.
Na terça-feira (24) dois policiais do Meio Ambiente visualizaram cerca de 30 pessoas trabalhando no local com a ajuda de uma escavadeira hidráulica, e confirmaram a denúncia. Os carros e motos dos garimpeiros ficavam escondidos no meio da vegetação.
O grupo conseguiu fugir carregando sacos de cristais e ferramentas. Seis deles já foram identificados por meio de investigação com as placas dos veículos e de denúncias da população. De acordo com a polícia o dono da escavadeira já esteve envolvido em outros casos de exploração ambiental.
Ao todo já foram expedidos cerca de R$ 70 mil em multas. No local foi constatada a atividade de extração de cristais com uso de escavadeira hidráulica que causou degradação ambiental, com agravantes de dano a propriedade alheia.
Entre as infrações também está o dano a recurso hídrico em razão do depósito, carreamento e soterramento de nascentes que dão origem ao Córrego do Paiol, bem como do seu próprio leito.Este fato já está afetando as comunidades da Estiva e região já que o curso d’água secou.
A Polícia do Meio Ambiente informou que já tinha recebido cerca de cinco denúncias de moradores sobre a escassez de água no córrego e tentou por diversas vezes encontrar os motivos, que só agora foram esclarecidos.
Com o comando do Tenente Reis também participaram da operação o Sargento Ricardo, Sgt. Rivaldo, Sgt. Elber, Sgt. Cézar, Sgt. Soares, Soldado Magalhães e o Tenente Coronel Iomag, de Curvelo. O caso já foi encaminhado para a Polícia Federal de Belo Horizonte.
Veja as fotos da operação:
{gallery}15/cristal-quartzo-27-11{/gallery}
Por Cristiane Cândido