As Faculdades Promove de Sete Lagoas realizarão mais um evento acadêmico nos dias 10 e 11 de dezembro de 2015, a partir das 19h. Diversos conteúdos serão abordados, dentre eles os limites entre a saúde e a estética, tendo a conscientização como principal objetivo.
O trabalho proposto por um grupo de alunos visa discutir e apresentar os prós e contras de um tema importante para a sociedade: o excesso da vaidade e seu um lado oculto, em que mulheres e jovens, principalmente, desejam fazer parte de um padrão de beleza estereotipado.
Sem a devida preocupação com a saúde, algumas dessas pessoas se tornam escravas daquilo que idealizam ser e acabam a mercê de doenças, como a anorexia, por exemplo. A anorexia é uma doença crônica com uma alta taxa de recaída, que se aproxima dos 50%, e a maior taxa de mortalidade dentre as doenças psiquiátricas.
Um estudo realizado em 2011 com adolescentes entre os 14 e 19 anos de idade no sul do Brasil, mostrou que 15,95% das adolescentes apresentavam algum sintoma de anorexia e que as garotas que não estão satisfeitas com seu corpo possuem 2,56 vezes mais chances de desenvolver sintomas da enfermidade.
‘‘Há informação o bastante para que as pessoas saibam das consequências que podem ter quando agem impulsivamente ou por querer fazer parte de um grupo específico, que define como elas têm que ser. No entanto, algumas pessoas parecem ignorar tais consequências’’- afirma a estudante Gabriely Corrêa, de 21 anos.
‘‘Não acredito que as mídias sejam as únicas responsáveis pelas tragédias que acontecem no mundo supérfluo da beleza. Cada um é suficientemente capaz de compreender o que lhe faz bem ou não, salvo aqueles que possuem alguma incapacidade mental’’, complementa David Santos, aluno do curso de Comunicação Social.
O fator psicológico ainda é o maior causador da obsessão pelo corpo perfeito. A mídia insere em seus conteúdos como vem crescendo os índices de pessoas que buscam por um ideal de beleza a qualquer custo, sem auxílio e sem acompanhamento médico.
Fica aberto o convite ao público para prestigiar o trabalho que irá abordar o tema Limites entre a Saúde e a Estética, na Mostra do PIM (Projeto Integrador Multidisciplinar), a realizar-se no Campus I das Faculdades Promove Rua Doutor Pena, 35, Centro, a partir das 19 horas nos dias 10 e 11 de dezembro.
PIM
O Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM) foi implantado nas Faculdades Promove a fim de agregar valor aos cursos ofertados, levar conhecimento ao público externo e integrar a universidade com a sociedade. Os assuntos envolvidos oferecem aos estudantes a possibilidade de pesquisa através de referenciais teóricos, desenvolvimento de artigo científico e mostra dos projetos em apresentações fomentadas pelos próprios universitários.
Precursor quando se diz respeito à inovação, metodologia e interatividade, o PIM gera também uma bagagem profissional, como trabalho em equipe, solução para ideias possíveis e incentiva ao reconhecimento e crescimento pessoal.
Desenvolvido durante todos os semestres letivos, ele é composto pela criação de um artigo científico e uma mostra prática do que foi realizado em teoria.
Com Ascom Promove