Um tema bastante atual, Intolerância Religiosa x Liberdade de Expressão, é objeto de estudo de um grupo de alunos das Faculdades Promove de Sete Lagoas, e será apresentado para discussão na Mostra acadêmica, que acontece no dia 10 de dezembro, a partir das 19h30, no campus I da faculdade. O objetivo é refletir sobre o assunto e apresentar o resultado das pesquisas e análises realizadas pelos alunos.
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas, resultantes até de perseguições a diferentes crenças e religiões. É definida como um crime de ódio que afeta a liberdade e a dignidade humana, sendo decorrente do desrespeito às diferenças culturas e ideológicas existentes.
O Brasil é um país multicultural, assim de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado deve manter-se imparcial as diferentes religiões. A Liberdade de Expressão é assegurada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, em que todos devem ser respeitados e tratados de forma igualitária.
“A questão da separação entre Igreja e Estado envolve a necessidade de preservação do espaço civil, no qual cada pessoa possa viver de acordo com a sua própria crença, desde que respeite o direito de os demais viverem ao seu modo” afirma Padre Décio.
Nana Andrade, professora das Faculdades Promove de Sete Lagoas, explica que, “legislar sobre temas como a criminalização do aborto, a regularização da união homoafetiva ou a pesquisa com células-tronco com bases em preceitos religiosos, pode equivaler a impor a toda à sociedade conceitos que são particulares ou válidos apenas para os que compartilham certa religião.”
Há muitas outras situações representativas dessas ambiguidades no Brasil que não caberiam em um Estado considerado laico, como exemplo, a existência de vários feriados nacionais de cunho religioso católico.
Diante dessa problemática atual, os alunos do 8° período de Comunicação Social, irão apresentar o tema “Intolerância Religiosa x Liberdade de Expressão” como trabalho final de estudo do Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM), no 10 de dezembro de 2015, às 19h30, no campus I dasFaculdades Promove de Sete Lagoas -Rua Dr. Pena, 35, Centro. Na ocasião será apresentada uma discussão sobre o tema que tem repercussão mundial.
Projeto Acadêmico
O tema O PIM (Projeto Integrador Multidisciplinar) é um projeto desenvolvido pela Faculdade Promove, onde os alunos são orientados pelos professores para desenvolver um artigo cientifico e a apresentação física dos resultados.
As propostas versam sobre temas atuais que permitem aos alunos, durante a prática e elaboração do trabalho, uma aproximação e visão das estratégias dos acontecimentos mundiais. Todas as disciplinas do semestre estão vinculadas ao tema proposto.
O projeto tem como tema abordado “Intolerância Religiosa x Liberdade de Expressão, um estudo aprofundado do assunto, baseado em referências bibliográficas, o assunto escolhido, atualmente tem ganhado repercussão nas mídias e nas vidas de muitas pessoas nos quatro cantos do mundo.
Mais informações: Ascom LAICO – (31) 99373-6184/ (31) 97127-8492/ (31) 98743-1742/ (31) 99494-4195
Com Ascom LAICO