O problema de falta de pavimentação tem causado transtornos para os moradores da Rua Vicente Francisco da Silva, no bairro Verde Vale. A dificuldade em se locomover, por razão da lama existente no local, não se restringe somente aos idosos que ali residem. Ítalo Fernandes, de 9 anos, é deficiente físico e não consegue sair de casa devido o barro no logradouro.
Segundo o morador Adilson Fernando, pai do Ítalo, levar o seu filho para a escola e ao médico é uma tarefa impraticável. “Essa semana mesmo não levei o Ítalo ao fisioterapeuta, pois está impossível sair de casa. Não entendo porquê pulou a nossa rua. A via de cima foi pavimentada, a minha não, e a rua de baixo sim. Não compreendo. Segunda- feira (11) um carro atolou. Olha a situação. ”
As Avenidas Quatro e Cinco, que são paralelas à rua referida, foram pavimentadas no decorrer de 2014 e 2015. As Ruas Edith Mainarte Silva e Maria José Paiva, também foram asfaltadas, somente a Rua Vicente Francisco da Silva, que fica entre elas, não recebeu o asfalto.
“Dizem que eram só seis ruas do bairro que iriam asfaltar. A vizinha Gisele foi até a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e escutou assim: ‘Vamos asfaltar a rua de vocês por causa de dó dos moradores, no planejamento essa rua não está para ser pavimentada.’ Agora me explica, como é que eles asfaltam duas ruas paralelas a minha, que são a avenida Quatro e Cinco e a minha não? Já tive que pagar uma pessoa três vezes para colocar entulho no final da rua para os carros passarem” desabafa a moradora Sandra Lúcia.
De acordo com relatos dos residentes, até o caminhão de lixo chega e não consegue percorrer até o final da via. “O veículo chega pela Avenida Cinco e volta de ré”, afirmaram.
A jovem comerciante Pâmela Neves, de 27 anos, tem um bebê de quatro meses e também passa por apuros para transitar na via não pavimentada. “Para eu ir trabalhar, eu tenho que colocar saco plástico para não sujar o meu calçado de lama. Os supermercados da cidade também evitam realizar as entregas na nossa rua, devido ao barro que suja o carro de compras. Nós pagamos os mesmos impostos que o restante da população , então, eu também desejo ter a minha rua pavimenta”, enfatiza.
A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Políticas Urbanas, mencionou em nota que as ruas do bairro Verde Vale, que ainda não estão pavimentadas, exceto parte da Avenida Abílio Gomes e parte da Rua Estela de Souza Rocha, estão dentro do contrato de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), e encontram-se em fase de licitação.
“ Assim sendo, serão pavimentadas após a conclusão do processo licitatório e a liberação dos recursos do OGU. Já a Avenida Abílio Gomes e parte da Rua Estela de Souza Rocha terão as obras finalizadas, uma vez que fazem parte do contrato com a Prefisan Ltda., ainda vigente”, informaram.
http://www.youtube.com/watch?v=rpQeOUEfPcs
Por Naiara Barbosa