Nessa quarta-feira (3), foi realizada no Centro Cultural “Nhô Quim Drummond” (Casarão), reunião de fortalecimento de relação entre a prefeitura, através das Secretarias Municipais de Cultura e Juventude, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Assistência Social e Fumep/Cramam, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), junto aos artesãos de Sete Lagoas.
Esse encontro tem como objetivo um projeto de apoio e fomento ao artesanato da cidade, que encontra-se na etapa de mobilização de artesãos. De acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Assistência Social, Vero Franklin, no primeiro semestre deste ano deverá ser realizado um seminário de mobilização e organização do projeto, com participação estadual e nacional. Ele ressaltou o otimismo do projeto “dentro de uma cidade que tem como marca, a qualidade e a diversidade”. E completou: “A iniciativa tem a ideia de geração de renda, fortalecimento do turismo e da identidade cultural do artesanato de Sete Lagoas e região”, informa.
Durante a reunião, artesãos falaram sobre a importância do artesanato local, segundo eles, um trabalho muito bem reconhecido por turistas do país e também do exterior. Também a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Celênia Tavares enfatizou que é através do artesanato que a região é mostrada para o mundo. Já a extensionista da EMATER, Alcione Teixeira comentou a possibilidade de comercialização das peças de artesanato, o que igualmente foi reforçado pelo vereador Dalton Andrade.
Para a secretária Dilma Schwenck, trata-se de um projeto importante para o município, solicitado pelo prefeito Marcio Reinaldo. De acordo com ela, o fomento à arte traz geração de renda, considerando que “o artesanato em Sete Lagoas é muito bom e bonito”. E exclamou: “Assim sendo, precisa ser colocado à vista, a fim de abrir caminhos!”
A reunião contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Dilma Schwenck, do vereador Dalton Andrade, representantes das Secretarias Municipais, da EMATER municipal e estadual, bem como de artesãos.
Com Ascom PMSL