A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da construção da nova fábrica do conglomerado industrial italiano Stevanato Group no Brasil aconteceu nessa quinta-feira (4). De origem veneziana e sediado na comunidade de Piombino Dese (Padova), o grupo é especializado na produção de embalagens primárias de vidro de alta pureza para a indústria farmacêutica, com a marca Ompi.
A empresa também detém tecnologia de manufatura de máquinas para tubos de vidro e equipamentos de inspeção visual de qualidade para a indústria farmacêutica.
A fábrica de Sete Lagoas vai contar com um investimento de 25 milhões de euros (R$ 110 milhões). Serão 12 mil metros quadrados de área construída dentro de um terreno de 40 mil metros quadrados, incluindo área produtiva, laboratórios, administração etc. A operação industrial está prevista para o início de 2017 e, em plena capacidade, a fábrica vai empregar cerca de 200 funcionários para produzir ampolas e cartuchos de vidro em quinze linhas de produção de última geração, fornecidas pela empresa Spami, que também faz parte do grupo.
Várias autoridades estiveram presentes como os vereadores Renato Gomes, Márcio Paulino, Carol Canabrava e o prefeito Marcio Reinaldo. Aurora Russi, Consulesa da Itália em Belo Horizonte também esteve no lançamento da empresa Stevanato e gostou do projeto que será desenvolvido pelos italianos na cidade. “ É um início da história, vamos caminhar para uma estrada de sucesso em Sete Lagoas. Essa cidade mostrou que sempre acolheu bem os italianos”, disse.
Já o presidente da ACI, Flávio Fonseca afirmou que esse setor tem mercado sólido e grande capacidade de expansão. “Vai trazer para Sete Lagoas uma vida nova em todos os aspectos para a população e eu tenho certeza da longevidade dessa empresa no território mineiro.”
MÃO DE OBRA – Com a construção da fábrica da OMPI em Sete Lagoas, empreendimento que exigirá a contratação de pessoal especializado, a empresa decidiu capacitar jovens trabalhadores da cidade ao invés de buscá-los fora. Onze engenheiros químicos, mecânicos e de produção, moradores de Sete Lagoas, foram selecionados entre mais de 200 candidatos, contratados e atualmente passam por treinamento em fábricas da OMPI na Itália e no México.
HOMENAGEM – A rua de acesso à futura fábrica da OMPI em Sete Lagoas receberá o nome do fundador da empresa, Giovanni Stevanato. O projeto nasceu por iniciativa do vereador Márcio Paulino da Silva Torres, e foi oficializado por meio do Projeto de Lei PL 003/2016, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores no dia 2 de fevereiro. A nomeação da rua, que será situada à altura do km 25 da rodovia MG 238, foi sancionada hoje pelo prefeito Marcio Reinaldo durante o lançamento da pedra fundamental da fábrica da OMPI.
Da Redação com PMSL