As obras de construção do prédio do Instituto Medico Legal (IML) de Sete Lagoas estão em processo de finalização. A nova instalação está localizada dentro do Cemitério Santa Helena no bairro Jardim Arizona. A medida foi tomada desde o dia 8 de agosto de 2014, depois que a Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal realizou inspeção no Posto de Coleta do IML e detectou problemas que descumprem a legislação vigente.
Com a interrupção das atividades, os procedimentos de necropsia foram direcionados para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A seguir, passaram a ser realizadas em uma funerária da cidade e no Posto Médico Legal, localizado ao lado da Delegacia da Mulher. A data final da construção do novo IML está prevista para o fim deste mês, quando acaba o prazo em que estão sendo realizada as necropsias na Funerária Pax de Minas como determinação do Ministério Público.
O médico Legista, chefe do IML Gerson Coelho Cavalcante Junior explicou que toda a reforma está sendo realizada conforme os padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, para que no final do prazo estipulado pelo Ministério Público não haja imprevistos. Ele ainda explicou que se houver algum problema na entrega da obra, a Superintendência da Polícia Técnica Científica vai estipular um novo local para realizar as necropsias.
O Deputado Estadual Douglas Melo, também contribuiu para a realização das obras quando se reuniu com Secretário de Defesa Social, Bernardo Santana e solicitou providências no sentido de que as medidas fossem tomadas para reverter a situação.
Moradores da região contataram a redação do site SeteLagoas reclamando sobre a localização do novo IML, eles questionaram a utilização do departamento. A reportagem do site SeteLagoas conversou com especialistas da área que garantiram que não existe risco e nem algum tipo de desconforto para moradores da redondeza, como problemas de infecção ou mau cheiro. Afirmaram ainda que toda a estrutura é projetada para receber qualquer tipo de coleta.
Por Maíra Almeida