Por Adriana Mafra, professora da Pós em Administração da Fundação Getulio Vargas/Faculdade IBS
Nunca se viveu um momento de tanta tensão no mundo como agora e nas organizações não é diferente. A inovação tecnológica reinventou nossa forma de trabalhar e ressignificou os valores; o talento humano tornou-se peça estratégica fundamental do sucesso nos negócios. O gestor torna-se a mola mestra para produzir bons resultados e a sua sobrevivência depende de conseguir engajar as pessoas que fazem parte da sua equipe.
Estamos num momento em que as organizações, ao buscar reduzir custos, retrabalhos, serem mais eficientes para conseguir resultados, dependem primordialmente das pessoas e de pessoas engajadas. Que saibam qual é o seu papel no negócio, a importância do seu trabalho, os resultados que são capazes de gerar. E quem tem que apontar o caminho e buscar ajudar a equipe nesta travessia é o gestor. Nunca o gestor foi tão cobrado, mas também nunca ele foi tão importante nas organizações.
O gestor apenas com conhecimentos técnicos não cabe mais no mercado de trabalho, ele precisa ser gestor de pessoas, entender e gostar de gente e isto implica em gostar e saber lidar com os problemas e as dificuldades do dia a dia. Como conseguir? Um dos caminhos é a busca constante do conhecimento, conseguir absorver as informações e os dados e transformá-los em vivência prática, pois a informação só se transforma em conhecimento quando conseguimos vivenciá-la em benefício do próximo.
As competências comportamentais como ouvir o outro, fornecer feedback , saber planejar e otimizar o tempo são cada vez mais necessárias na vida do gestor que vive num mundo sem tempo. Aprender a ter resiliência, saber se curvar diante das impossibilidades e transformá-las em possibilidades por meio da capacidade inovadora das pessoas só é possível para quem busca ter diversos olhares e sabe fazer diferente. Eisnten já falava que para se ter resultados diferentes, deve-se fazer de forma diferente. Se fizermos tudo sempre igual já sabemos qual será o resultado alcançado.
O gestor nunca esteve tanto em foco, pois ele marca a vida das pessoas, de forma positiva ou negativa; entretanto muitos deles não se dão conta disso. Muitas vezes ele se vê como numa panela de pressão, recebendo pressão por todos os lados, da alta diretoria, que lhe cobra cada vez mais resultados, e das pessoas ligadas a ele, cada vez mais insatisfeitas. Saber encontrar um meio termo, manter-se equilibrado mesmo sob tensão, pode ser um dos caminhos para conseguir ser referência positiva na vida dos liderados.
Estamos diante de dois caminhos, ou se aposta nas pessoas e potencializa o talento de cada um, “empoderando”, criando sentido no trabalho, ressignificando os valores, estimulando um ambiente de confiança e crença de que é possível alcançar o sucesso, sendo pessoas produtivas e ao mesmo tempo satisfeitas com os resultados que produzem, ou teremos organizações menos fortalecidas e pessoas menos engajadas e mais insatisfeitas. Pois o ser humano é razão e emoção, e quando o gestor consegue conectar corações e mentes num mesmo ideal, o resultado acontece. Mas para isto é preciso, como diz Patrick Lencione, estabelecer relação de confiança, transparência, criar espaço para o conflito emergir, gerar comprometimento, fazer com que as pessoas assumam suas responsabilidades e naturalmente o resultado será alcançado.
A Fundação Getulio Vargas/Faculdade IBS, em parceria com a CDL de Sete Lagoas, está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação em Administração de Empresas e MBAs em Gestão Empresarial, em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria e em Gerenciamento de Projetos.
Os cursos são direcionados a profissionais graduados nas mais diversas áreas e objetivam complementar a formação e ampliar conhecimentos, aprimorando no aluno habilidades pessoais que permitirão ascensão em sua organização ou desenvolvimento de seus próprios negócios. A metodologia dos cursos potencializa o conhecimento sobre cada área.
As aulas acontecem no Hotel Veredas (ao lado do Shopping Sete Lagoas), localizado na Av. Prefeito Alberto Mouras, 21.500, bairro Eldorado. As inscrições já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ibs.edu.br, pelo telefone (31) 3779 8800 ou ainda pelo e-mail fgv.setelagoas@ibs.edu.br.
Conteúdo de responsabilidade do anunciante