Desde o último dia 1º de fevereiro, após vistoria da Vigilância Sanitária, o Novo Posto Médico Legal (PML) entrou em funcionamento para atender às demandas da cidade. A nova instalação fica dentro do Cemitério Santa Helena no bairro Jardim Arizona, em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.
O Instituto Médico Legal foi fechado em 2014 pela Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, devido a problemas que descumpriam a legislação. Após passar por reformas, submetendo-se aos padrões exigidos pela vigilância e o prazo estipulado pelo Ministério Público, o posto recebe uma instalação própria.
Os problemas apontados na época foram: funcionamento em local inadequado, sem tratamentos de efluentes, sem abrigos de resíduos, sem condições de processamento de artigos, representando riscos à saúde dos trabalhadores e à saúde pública, não possuindo normas e rotinas, inclusive plano de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde implantados de forma a minimizar os riscos inerentes ao ato, não possuindo condições para higienização das mãos e mantendo condições higiênicas sanitárias deficientes, dentre outros.
Durante o período de interrupção das atividades, os procedimentos de necropsia foram direcionados para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em seguida, passaram a ser realizadas em uma funerária da cidade e no Posto Médico Legal, localizado ao lado da Delegacia da Mulher.
Da redação com Ascom PMSL