Mais um abalo de terra foi relatado por moradores de Capim Branco, Matozinhos e Prudente de Morais que sentiram um forte tremor durante a noite dessa terça-feira (6). De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o epicentro estava próximo a Sete Lagoas e Matozinhos com magnitude de 2.4. A intensidade do tremor é considerada fraca pelos estudiosos.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também confirmou dois pequenos tremores ocorridos ontem (5), às 21h27 e 21h47, próximos à Prudente de Morais com magnitudes de 2.4 e 2.2 respectivamente. Segundo o observatório da UnB, outro tremor aconteceu às 2h18, e às 8h59 desta quarta-feira (6), próximo a Pedro Leopoldo com magnitude 1.2 e 1.6.
A moradora do bairro Vista Alegre de Matozinhos, Glaucilene, relatou ao SeteLagoas.com.br que o tremor começou por volta das 21h30 e se repetiu por duas vezes. “Eu e minha família estávamos jantando quando sentimos a casa balançar muito forte. Mas o tremor continuou como se estivesse andando debaixo da terra e dava pra escutar de longe, e depois de mais alguns minutos aconteceu mais dois, só que mais fracos.”
“Posso afirmar que houve um tremor por volta de 21h48 que balançou as janelas de minha casa. No momento estava em pé e senti algo como se fosse um balanço, meu cachorro logo em seguida latiu e eu ouvi o barulho das janelas. Quando entrei na sala constei dois objetos particularmente leves caídos ao chão, nunca houve algo para que eles caíssem assim”, relatou a moradora Solange Cordeiro que mora no Centro de Matozinhos.
Também em Matozinhos, moradores dos bairros Bom Jesus, Cruzeiro, Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião, sentiram um forte tremor e publicaram mensagens nas redes sociais falando que o barulho foi assustador.
“- tremeu de novo agora.
– Barulho muito alto.
-Outro de novo.
– Eu escutei um barulho também, que isso gente…o que tá acontecendo???
– Como estou perto da empresa BR Metals, achei que fosse lá, porque escutei um barulho forte. Estou em pânico.”, trecho de uma conversa em um grupo de whatsapp da cidade.
No último dia 24 de março o abalo foi sentindo em diversos pontos de Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Funilândia, Jequitibá e Prudente de Morais. Na época, o professor George Sand do Observatório Sismológico da UnB relatou que uma falha geológica na região gera propensão ao sismo. “Pode ser uma falha que se acomodou ou se movimentou”, disse. (VEJA AQUI).
Por Cristiane Cândido