Como forma de aprimorar o atendimento ao contribuinte do município, servidores da Central do Contribuinte (CECON) iniciaram nessa quarta-feira (6) treinamento referente à operacionalização do Sistema Único de Fiscalização e Contencioso do Simples Nacional (SEFISC). A plataforma é online e integra os municípios com as receitas estadual e federal.
O Simples Nacional é um regime unificado de arrecadação de impostos, no qual o contribuinte paga, em única guia, todos os impostos e tributos de sua empresa, de forma a facilitar as questões tributárias em escala nacional. Com a unificação das fiscalizações de empresas optantes do Simples Nacional, foi implantado um novo sistema eletrônico, no qual a administração tributária do município pode acompanhar melhor o processo de recolhimento do ISS, bem como lançar autos de infração para aquelas empresas que apresentem alguma irregularidade. O formato permite que o fisco municipal seja mais ágil, com relatórios personalizados que facilitam o acesso à arrecadação, inadimplência e indícios de sonegação, um controle que favorece inclusive o aumento da arrecadação municipal.
As ações de treinamento dos servidores são orientadas por um multiplicador, que passa a formação para os auditores municipais no objetivo de melhorar a adaptação ao sistema. A capacitação simula todas as operações e ferramentas do programa, solucionando dúvidas quanto às funcionalidades e etapas do processo de fiscalização. Para oferecer o treinamento, os multiplicadores foram até São Paulo e realizaram cursos que viabilizam, a cada atualização das versões do programa, o completo conhecimento do conteúdo e aperfeiçoamento nas práticas dos auditores.
Com Ascom PMSL