O aparecimento de duas serpentes no intervalo de 15 dias deixou moradores no bairro Canadá II apreensivos. A primeira chegou a matar um cachorro e a última que apareceu neste domingo (17), tinha 1,8 metro de comprimento, cerca de oito quilos e quase atacou uma criança.
De acordo com moradores, o primeiro animal era uma cascavel de 1,1 metro e aproximadamente 4 quilos. Ela entrou em uma residência e matou o cachorro que tentou atacá-la. Já a última foi encontrada por uma mulher na porta de sua casa. Ela estava varrendo a rua quando viu a cobra aproximando de seu filho de 3 anos de idade que estava brincando no local.
Bombeiros alertam que não é indicado tentar capturar uma cobra, ou qualquer animal silvestre sozinho. “Se encontrar o animal, se afaste, tente manter a calma e ligue imediatamente para o 193 solicitando aos bombeiros a captura. Se estiver em um ambiente que dê para fechar, feche antes de sair para facilitar a localização do animal”, informaram ao SeteLagoas.com.br.
Os moradores acreditam que as cobras estão aparecendo devido ao elevado número de lotes vagos na região. Eles destacaram que há anos a prefeitura não faz limpeza nos locais. “Já faz uns cinco anos que não fazem limpeza, é um descaso total. Deve ter ratos, aranhas e até foco de dengue”. O Corpo de Bombeiros afirmou que esta pode ser uma possível causa, mas que não é possível afirmar.
“Está cada vez mais comum encontrar esses animais na área urbana, o desmatamento é um dos grandes responsáveis por isso. Nossa orientação é que os moradores mantenham seus quintais sempre limpos e organizados e não contribuam com o acúmulo de lixos nas redondezas. Caso existam lotes vagos e sujos próximos a sua residência, o ideal é ligar nos orgãos responsáveis e solicitar a limpeza imediatamente”, completaram.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que a prefeitura não é responsável por limpeza em lotes particulares, mas que a pedido do prefeito Marcio Reinaldo está fazendo vistorias em bairros da cidade para identificar os lotes sujos e notificar os responsáveis. Quem quiser denunciar deve ir pessoalmente à secretaria, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 618, Centro.
Em caso de aparecimento de serpentes a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Por Cristiane Cândido