Nesta quarta-feira (18) aconteceu a 4ª Caminhada Contra a Pedofilia pelas ruas de Sete Lagoas. O movimento em prol do Dia Internacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma realização do vereador Padre Décio junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS, CRAS, PETI e órgãos competentes.
Diversos alunos, professores e interessados se concentraram na Praça Tiradentes, em frente ao Casarão de onde a passeata saiu. Eles seguiram ao som da fanfarra pela Rua Monsenhor Messias, Praça do CAT, Avenida Douto Emílio de Vasconcelos, até a Praça da Feirinha.
Estudantes da Escola Municipal Professor Vasco Damião informaram que antes da passeata assistiram uma palestra na escola sobre uma menina de 12 anos que foi abusada por seu vizinho. “Aprendemos que não podemos confiar em ninguém na rua, nem mesmo nos vizinhos”, contaram.
A aluna Raquel Mendes afirmou que já estavam cientes da caminhada e ao lembrar-se da história da palestra afirmou que não é bom dar confiança a desconhecidos. “Aprendi que é muito importante conhecer muitas pessoas boas para não correr este risco, e que não podemos confiar em qualquer um”, completou.
Diretora da Escola Municipal Dr. Enizio Antônio Viana, Cibele Andrade pontuou que suas crianças e adolescentes foram previamente conscientizados sobre a importância da caminhada e que sempre participam deste tipo de campanha, principalmente desta que é “de fundamental importância para o bairro, pois é um lugar que consta casos de violência e abuso sexual a criança e ao adolescente”.
“Achamos muito importante fazer este trabalho com as crianças e também em reunião de pais. Eles estão sabendo que as crianças estão nesta passeata e elas estão sabendo que é um trabalho de conscientização a favor delas. O mais importante é que as crianças conscientizem disso, é que são elas que estamos querendo proteger. A caminhada é também um alerta para a sociedade, vamos dizer sim, Disque 100”, pontuou a diretora Cibele Andrade.
Na luta contra a pedofilia há mais de 15 anos Padre Décio reforçou que é preciso trabalhar este tema que atinge toda a sociedade, e que infelizmente os casos têm crescido não só no Brasil, mas no mundo inteiro. “Todos precisam conscientizar que existem pessoas entre nós que são piores que animais e tratam as crianças como objeto de prazer, e o lugar desses perversos são na cadeia. É preciso denunciar, disque 100, temos que transformar essa sociedade tirando dela todos que não são dignos de viver nela como seres humanos”, alertou.
Confira fotos da concentração (Fotos: Cristiane Cândido):
{gallery}fotos_eventos_2016/caminha-contra-a-pedofilia{/gallery}
Por Cristiane Cândido