Uma ação dos Rotarys Clubs de Sete Lagoas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o teste rápido de Hepatite para a população até esta sexta-feira (29), das 17h às 20h, no Terminal Urbano, Avenida Norte Sul. O teste é gratuito e pode ser feito por pessoas a partir de 40 anos ou que tenham tatuagem, independente da idade.
Os interessados são cadastrados na hora e passam por um teste por meio de exame de sangue, com uma picada no dedo, semelhante ao teste de glicemia. O resultado sai em até 30 minutos.
A ação é uma iniciativa dos Rotary Club Sete Lagoas, Rotary Club Sete Lagoas Mucuri, Rotary Club Sete Lagoas Boa Vista e Rotary Club Sete Lagoas Serra e faz parte da Campanha Mundial Hepatite Zero.
Nesta semana, de 25 a 31 de julho, diversas ações acontecem em várias regiões do país com o objetivo de identificar, orientar e encaminhar para tratamento portadores de hepatites virais, além de levar conhecimento à população sobre a doença.
Hepatite
A Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Contra as hepatites A e B existe imunização, a primeira para crianças entre um e dois anos e a segunda, em três doses, para quem tem até 49 anos. Contra o vírus HCV, da Hepatite C, foi desenvolvido um dispositivo de teste rápido, que faz o diagnóstico em 30 minutos.
http://www.youtube.com/watch?v=l1i2u989KbQ&feature=youtu.be
Sem o teste, a pessoa que tem o vírus só sentirá os sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado. A transmissão da hepatite C, causado pelo vírus HCV, se dá em transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara) e sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).
Por Marcelle Louise