A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), em atendimento ao art. 21 da Resolução SETES nº 45, de 05 de novembro de 2014, publicou, no mês de julho/2016, no Diário Oficial de Minas Gerais, a listagem dos municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais.
Esta publicação será considerada a listagem oficial do mapa de regionalização do turismo de Minas Gerais para quaisquer fins. De acordo com a listagem publicada, Minas Gerais possui, atualmente, 457 municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo, os quais totalizam o número de 45 circuitos turísticos.
Sete Lagoas está entre os municípios listados na Associação do Circuito Turístico das Grutas (ACTG), juntamente com Baldim, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Jequitibá, Lagoa Santa, Paraopeba, Pedro Leopoldo e Vespasiano.
Política de Regionalização do Turismo
A regionalização é hoje a diretriz federal para a gestão do turismo adotada em Minas Gerais com o objetivo de construir um modelo de organização pública que visa à descentralização, com base nos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização.
Cabe aos Circuitos Turísticos o importante papel de articular as entidades públicas, privadas e do terceiro setor em sua região e municípios de abrangência e atuação para contribuir com o desenvolvimento econômico e social das regiões, por meio da atividade turística.
Confira a lista dos municípios participantes aqui.
Da Redação com Agência Minas