Nos dias 20, 21, 26 e 27 de agosto os Rotarys Clubs de Sete Lagoas se uniram a Faculdade Ciências da Vida e o Shopping Sete Lagoas para realizar mais uma etapa da Campanha Mundial Hepatite Zero. Foram realizados 1.460 testes de Hepatite C, nas dependências do mall.
O teste é feito por meio de exame de sangue, com uma picada no dedo, semelhante ao de glicemia. O resultado sai em até 30 minutos.
A campanha tem como objetivo identificar, orientar e encaminhar para tratamento, portadores de hepatites virais.
A Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Sem o teste, a pessoa que tem o vírus só sentirá os sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado.
A transmissão da hepatite C se dá em transfusão de sangue, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara) e sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).
Os Rotarys Clubs envolvidos foram: Rotary Club Sete Lagoas, Rotary Club Sete Lagoas Boa Vista, Rotary Club Sete Lagoas Serra, Rotary Club Sete Lagoas Mucuri, Interact e Rotaract.
Da Redação com Ascom Rotary Club