A Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG) esclareceu nesta segunda-feira (10) o atraso de pagamentos a funcionários e fornecedores no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A entidade informou que já foi notificada sobre possível paralisação do corpo clínico e impetrou nova ação na Justiça para receber repasses atrasados da Prefeitura de Sete Lagoas.
Confirma o comunicado na íntegra:
A Irmandade de Nossa Senhora das Graças vem a público esclarecer alguns fatos que têm sido comentados, nos últimos dias, pelos veículos de comunicação da cidade, no que diz respeito aos atrasos de pagamentos dos salários de colaboradores e médicos prestadores de serviços da entidade.
Como é do conhecimento de todos, a INSG tem atravessado um período de grandes dificuldades financeiras. Isso tem provocado atrasos na quitação de verbas trabalhistas, haja vista a ausência de recursos financeiros para honrar os compromissos do HNSG. Esta situação compromete substancialmente o pagamento de salários, de férias e outras obrigações, notadamente para o crédito regular dos empregados, previsto normalmente para o quinto dia útil de cada mês. No entanto, as negociações com devedores do HNSG continuam, insistentemente, visando regularizar o atraso existente, bem como garantir o necessário fluxo de caixa e amenizar os impactos negativos gerados por essas situações.
Continuamos aguardando com ansiedade os repasses da Prefeitura de Sete Lagoas e do Governo do Estado (Pró-Hosp). A previsão de pagamento de nossos colaboradores, de acordo com escalonamento que considera o valor dos vencimentos de cada um, a partir da disponibilidadedos recursos, acontecerá até o dia 20 de outubro.
O Hospital Nossa Senhora das Graças acumula um passivo expressivo com os médicos que não estão contratados pelo regime CLT, e reconhece a grande parceria e responsabilidade desses profissionais, não somente para com o Hospital, mas também para com toda a população de Sete Lagoas e da região. Diante desse atraso pecuniário, o Hospital já foi informado sobre uma possível paralisação que pode vir a ocorrer nos próximos dias, em alguns setores. Tendo em vista o seu compromisso com a população, o HNSG tempestivamente tornará pública essa situação, tão logo ela se confirme.
A situação financeira do HNSG também atingiu as obrigações acordadas com vários fornecedores de insumos. Desta forma, Diretoria e Conselho de Administração vêm intensificando as negociações, com o propósito de que os insumos básicos não deixem de ser entregues mesmo diante dos grandes valores que a entidade possui em aberto junto a esses parceiros.
Não obstante todas as ações tomadas pela Diretoria e pelo Conselho de Administração, os atrasos nos pagamentos ainda persistem. Diante desta situação, no dia 30 de setembro, uma nova ação foi ajuizada contra o Município de Sete Lagoas para cobrança dos valores em atraso, que já somam R$3,7 milhões, além do regular cumprimento do contrato vigente.
A Diretoria e o Conselho de Administração da Irmandade de Nossa Senhora das Graças agradecem a compreensão e o apoio de cada um de seus colaboradores que, mesmo diante de todas as dificuldades, continuam cumprindo, com amor e responsabilidade, seu papel junto a esta centenária Santa Casa.
Da Redação com Ascom INSG