A Petrobras comunicou em coletiva, nesta sexta-feira (14), a implantação de nova política de preços do diesel e da gasolina comercializados em suas refinarias. Os novos valores começam a valer a partir das 00h deste sábado (15), de acordo com a empresa. No entanto, em alguns postos de combustíveis de Sete Lagoas, o preço só deve mudar a partir da próxima semana.
O preço do diesel terá queda de 2,7% e da gasolina de 3,2%. Segundo a petroleira, se o ajuste for repassado integralmente para o consumidor, o diesel pode cair 1,8% ou R$ 0,05 por litro. Já a gasolina pode cair 1,4% ou R$ 0,05 por litro. A última redução de preços dos combustíveis aconteceu em junho de 2009.
Dentro da nova política, a Petrobras prevê avaliações mensais para revisar os preços. “É importante ressaltar que, como o valor desses combustíveis acompanhará a tendência do mercado internacional, poderá haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias”, afirma.
Nas bombas dos postos, o sete-lagoano deverá sentir os efeitos da mudança somente a partir da próxima semana. Os estabelecimentos que compraram combustível nesta sexta-feira (14) alegam que ainda não foram afetados pela mudança e, por este motivo, o preço não será reduzido durante o fim de semana.
Muitos postos de combustíveis da cidade ainda não foram notificados sobre a alteração e não souberam informar se haverá ou não redução dos preços. Atualmente, a gasolina comercializada em Sete Lagoas é mais cara que na capital mineira e em outras cidades da região.
Em comunicado enviado aos representantes dos postos, a Petrobras informou que “Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de petróleo e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis”.
Por Marcelle Louise