A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, realiza na próxima sexta-feira, 4 de novembro, a tradicional caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul. A ação visa incentivar as pessoas para a prevenção e para que os diagnósticos sejam realizados precocemente.
A caminhada deste ano começa às 17h, com concentração na Praça Tiradentes. O destino é a Praça da Feirinha, onde haverá várias atrações para a comunidade.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento que acontece em todo o mundo, que marca este mês como o principal para realização de campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama. A cada ano, surgem milhares de novos casos da doença, que acomete não só mulheres, mas também homens.
As mulheres que se encontram na faixa etária de 50 a 69 anos devem procurar a unidade de saúde de referência e agendar a mamografia. Se já houver caso de câncer de mama na família, o exame pode ser feito a partir dos 35 anos. Caso não se encaixe em nenhum destes casos, o usuário pode procurar a unidade de referência para acompanhamento de rotina.
Para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, o SUS oferece exame clínico das mamas, ultrassom das mamas, mamografia, Punção por Agulha Fina (PAFF), core biópsia de nódulos nas mamas e exame anatamopatólogico.
A porta de entrada para as ações de prevenção e confirmação de diagnóstico do câncer de mama é a unidade da saúde básica de referência e, se for necessário, o caso é encaminhado ao médico especialista, mastologia, para investigação e definição do diagnóstico. Após a confirmação do diagnóstico do câncer, os usuários são encaminhados para um serviço de referência da rede SUS para o tratamento.
A equipe multiprofissional especializada na rede SUS/Sete Lagoas presta assistência no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) – antigo Centro Viva Vida – e conta com 3 mastologistas, 5 urologistas, 3 enfermeiros, 1 psicóloga, 1 assistente social, 1 nutricionista, 2 fisioterapeutas, 1 farmacêutico, 3 médicos laudistas, 2 médicos ultrassonografistas, 4 técnicos de enfermagem, 3 técnicos de radiologia e 5 funcionários de apoio.
Ações descentralizadas
A Estratégia Saúde da Família (ESF) São Geraldo realizou no último dia 13 ação na empresa Itambé, com palestra, e ao final, uma dinâmica entre os funcionários para memorização do tema de forma mais lúdica.
A ESF e o Centro de Saúde (CS) Progresso também realizaram ações preventivas em forma de palestra no dia 20 de outubro. Após a apresentação, houve sorteio de brindes e uma confraternização com os presentes.
Da Redação com Ascom Saúde