A equipe de controle do pernilongo iniciou no dia último dia 10 o plantio de crotalárias na cidade. A planta ajuda no atrai as libélulas, predadoras naturais de várias espécies de insetos como o Aedes aegypti e pernilongo culex.
O projeto foi elaborado pela Prefeitura Municipal, por meio da FUMEP, em parceria como as Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Educação e de Desenvolvimento e Turismo. Além de atrair as libélulas através das suas belas flores amarelas, ela também reduz a infestação de ervas daninhas, incidência de pragas e patógenos nas culturas, quintais e jardins, canteiros públicos, praças e terrenos baldios.
A crotalária é uma leguminosa típica do verão, que produz grande quantidade de biomassa, aumenta a quantidade de nitrogênio, contribui na diminuição do carbono que envenena outras plantas sensíveis, protege e restaura o solo contra o efeito de erosão, além de ser uma planta linda que pode ser utilizada como ornamentação.
De acordo com o coordenador do programa de controle do pernilongo, Nivaldo Santos, existem três formas de controle de mosquito: o controle mecânico, que consiste na remoção e eliminação de criadouros; o controle químico, que consiste na aplicação de inseticidas e larvicidas, e o controle biológico, quando espécies de seres vivos predadores fazem o equilíbrio ecológico, considerando que as libélulas são predadoras eficazes no controle de várias espécies de insetos.
“A metodologia utilizada é a seguinte: a equipe de combate ao pernilongo visitas as empresas e instituições, apresentando o projeto e programando o dia do plantio. A aceitação tem superado a nossas expectativas, sendo que já fizemos o plantio de 250 mudas.”, explica.
Da Redação com Ascom PMSL