Acontece, entre os dias 15 e 19 de junho (de segunda a sexta-feira), em Belo Horizonte , a terceira edição da Exposição de Artesanato da Região Central e do Vale do Jequitinhonha. O evento, iniciativa do Deputado Estadual Dr. Viana e da assessoria cultural de seu gabinete, será realizado no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A mostra tem ajudado a divulgar o trabalho dos artesãos do estado e reforçar a cultura mineira.
A abertura da exposição acontece no dia 15 de junho, segunda-feira, às 17 horas. Na ocasião, o público contará com a apresentação da “Banda Marcial”, da Secretaria de Educação de Mariana (MG), e com a presença de Geraldo Helder, o desbravador do São Francisco, que percorreu mais de quinhentos quilômetros em um barco feito de garrafas pets. Geraldo falará da sua experiência e da importância da preservação do meio ambiente.
O evento já se tornou tradição na Assembléia Legislativa do Estado. A beleza e qualidade dos produtos expostos atrai a atenção do público. Dentre as obras, podemos citar os famosos trabalhos feitos pelos artesãos de Datas, como o Espírito Santo esculpido em madeira, os móveis fabricados na oficina do Projeto Dedo de Gente, em Curvelo, e os doces de Santana de Pirapama. Além disso, há também os produtos de materiais recicláveis confeccionados pelos artesãos de Mariana, os itens representam um alerta sobre a necessidade do reaproveitamento de plástico, garrafas pet e tecido.
Sete Lagoas também participa do evento. A Prefeitura Municipal já disponibilizou transporte para os artesãos locais levarem seus produtos até a capital. A cidade será representada por trinta e cinco artesãos, expondo trabalhos que vão de madeira, pintura e cerâmica a bordados, patchworks e sabonetes artesanais, dentre outros. Para Patrícia Lima, artesã sete-lagoana que estará expondo trabalhos de Bio Bijuterias, a iniciativa é uma chance de divulgar o artesanato local e apresentar seu produto ao público de outras cidades. “Através deste evento, muitas pessoas conhecerão um pouco do nosso trabalho e do artesanato de Sete Lagoas. Além disso, a Exposição é um projeto interessante que deve nos dar um ótimo retorno em termos de venda. Creio que vai ser muito bom! Estou muito ansiosa. Tenho que agradecer também aos funcionários da Prefeitura de Sete Lagoas, que nos tem dado um grande apoio. Estou sendo muito bem atendida por todos eles”, entusiasma-se Patrícia. Os organizadores do evento esperam, durante os cinco dias de exposição, receber grande público.
Data: 15 a 19 de junho de 2009
Horário: Segunda a sexta-feira, de 9h às 19h
Local: Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – BH – MG)
Informações: http://www.almg.gov.br/eventos/convites/convite_cultura_03.html
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sete Lagoas