Sete Lagoas será uma das comarcas que deverá adicionar os processos de cumprimento de penas de detentos; medida foi implantada como projeto piloto no ano passado em Governador Valadares, e será estendida a outras 20 comarcas do Estado.
As comarcas mineiras devem implantar o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) neste ano, anunciou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A medida busca informatizar os processos de cumprimento de pena de detentos dessas comarcas, evitando burocracias para advogados, juízes e detentos.
“O SEEU transforma tudo que é processo físico em eletrônico e facilita a atuação dos atores do sistema prisional, como advogados, promotores e juízes, que não precisarão ir nas comarcas buscar ou levar documentos”, disse o juiz auxiliar da presidência do TJMG Thiago Conalgo. “É uma ferramenta eletrônica com a finalidade de evitar que ninguém fique preso por tempo superior ao definido por lei”.
Segundo Conalgo, o SEEU também facilitará a consulta e organização da concessão de benefícios, evitando possíveis atrasos por causa da entrega de documentos. “O sistema permitirá que os juízes saibam exatamente quais e quantos presos terão direitos a benefícios. Isso viabiliza umaorganização que o sistema prisional nunca teve”, disse Conalgo.
Implementado como projeto piloto na comarca de Governador Valadares, na região do Rio Doce, no ano passado, a expansão da iniciativa estava prevista para contemplar apenas nove municípios, incluindo Belo Horizonte, até o final deste ano. Algumas cidades já tinham recebido o projeto e estão em fase de conclusão de implantação. Com a expansão anunciada pelo TJMG, 21 comarcas adotarão o Sistema Eletrônico de Execução Unificado até o fim de 2017.
“As comarcas que foram incluídas no cronogramas são as que possuem a maior população carcerária do Estado. Por isso vimos que elas possuem a necessidade do SEEU”, disse Conalgo. Atualmente, 10 mil casos de cumprimento de pena já estão inseridos no sistema eletrônico, permitindo a consulta online. “Ao final de 2017, teremos 40 mil pessoas cumprindo exclusivamente eletrônico”, garantiu o juiz.
Além da expansão, a aposta do TJMG é incluir o SEEU nos sistemas das polícias Civil e Militar. “O próprio sistema foi construído de forma a integrar com os modelos das corporações”, conta Conalgo. Se integrado, o juiz poderia consultar eletronicamente o Boletim de Ocorrência da PM e os laudos das investigações.
Confira abaixo a lista de comarcas mineiras que receberão o SEEU em 2017:
Belo Horizonte
Barbacena
Caratinga
Carmo do Paranaíba
Contagem
Divinópolis
Formiga
Igarapé
Ipatinga
Itajubá
Muriaé
Pará de Minas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Ribeirão das Neves
São João del-Rei
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Três Corações
Uberaba
Unaí
Da Redação com OTempo