Quase acaba em tragédia uma apresentação circense na manhã de domingo, 7, no Circo Di Napoli, instalado na Avenida Norte Sul, em Sete Lagoas. Durante o espetáculo, por volta de 11h45, parte da arquibancada desabou e feriu algumas pessoas da platéia. Uma criança sofreu um corte na orelha e uma gestante passou mal após a queda. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceram ao local para socorrer as vítimas. Apesar de ter licença para operação, parte da arquibancada foi interditada.
A empresária Cláudia Marilac, 37 anos, que estava acompanhada dos filhos, foi testemunha ocular do acidente. Segundo ela, após o desabamento, o descaso foi total com as pessoas que se machucaram. “Em vez da equipe do circo se preocupar com as vítimas, eles começaram o espetáculo para abafarem o tumulto, sem ao menos pedirem desculpas ou ver se tinha alguma vítima. Uma criança sofreu escoriações atrás da orelha, uma grávida que estava na parte de cima da estrutura também se sentiu mal, e um homem, que aparentemente tinha quebrado uma costela, teve que ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que só chegou 40 minutos depois do acidente”, afirmou.

Segundo ela, o espetáculo continuou normalmente, enquanto ajudantes retiravam rapidamente os destroços que sobraram da precária estrutura. “A cidade precisa sim de diversão, mas com segurança. Poderia ter ocorrido uma tragédia, visto que o circo estava lotado”, contou. De acordo com Cláudia Marilac, a estrutura de arquibancadas é constituída por ferro e madeiras onde cadeiras de plástico ficam em cima.
A reportagem procurou o Corpo de Bombeiros. O sargento Alex Dourado, da assessoria de imprensa, informou que o circo foi vistoriado e tinha alvará autorizando seu funcionamento. No entanto, após o acidente, parte da estrutura foi interditada. “Havia irregularidades, as condições do material eram precárias”, afirmou. O responsável pelo circo, identificado como Paulinho, foi procurado para se pronunciar a respeito do ocorrido, mas não foi localizado.
Celso Martinelli
Foto: Cláudia Marilac