Segundo Informe Epidemiológico da Febre Amarela divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na tarde dessa segunda-feira (23), até o momento, foram notificados 391 casos suspeitos da doença, sendo que desses 58 foram confirmados.
São considerados casos confirmados os que apresentam exame laboratorial detectável para Febre Amarela; exame laboratorial não detectável para dengue; histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada); sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.
Já são 83 óbitos suspeitos, 32 desses confirmados. As mortes ocorreram nos municípios de Ladainha (8), Ipanema (5), Teófilo Otoni (3), Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (2), São Sebastião do Maranhão (2), Itambacuri (2), Poté (1), Conceição de Ipanema (1), Setubinha (1), José Raydan (1), Ubaporanga (1).
Além desses, um óbito se refere a paciente residente na zona rural de Januária (MG), com local provável de infecção no Distrito de Várzea Bonita. Segundo a SES-MG, a investigação epidemiológica está sendo realizada para confirmar o local provável de infecção, em conjunto com o Ministério da Saúde e do Distrito Federal, onde o paciente recebeu atendimento e foi diagnosticado.
Sete Lagoas
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina contra Febre Amarela nas 18 salas de vacinação do município. Serão intensificadas as ações de vacinação, priorizado as áreas rurais. Também estão sendo feitas buscas ativas das crianças que estão com o cartão incompleto e verificação do cartão do adulto para atualizar a situação vacinal.
Postos de vacinação:
– Centro de Saúde (CS) Santa Luzia;
– CS Orozimbo Macedo;
– CS Manoa;
– CS Santo Antônio;
– CS Várzea;
– CS São João;
– CS Montreal;
– CS Progresso;
– Estratégia Saúde da Família (ESF) Esperança;
– ESF Alvorada;
– ESF CDI;
– ESF Eldorado;
– ESF Barreiro;
– ESF Fazenda Velha;
– ESF Catarina;
– Unidade Básica de Saúde (UBS) Luxemburgo;
– UBS Cidade de Deus e
– UBS Belo Vale.
Da Redação com Ascom SES-MG