A nova administração do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) recebeu a autarquia com altas dívidas com fornecedores. O maior débito é com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que chega a 20 milhões. A proposta do SAAE é pagar 1% de entrada e o restante parcelado em 100 vezes.
Na segunda-feira (16), houve uma reunião entre o SAAE, a Cemig, a prefeitura de Sete Lagoas e o deputado Douglas Melo para solicitar a renegociação da dívida (relembre aqui), que no final de 2015 era de 11 milhões. Houve uma negociação com parcelamento em janeiro de 2016, porém, só foram quitadas as parcelas referentes a fevereiro e março.
Segundo o presidente da autarquia, Aluísio Barbosa Junior, o valor da dívida atualizada é de R$ 15.177.798,02, que somados aos juros, às multas e à nova negociação formam um montante de cerca de 20 milhões. O SAAE se comprometeu a reduzir o consumo de energia e a Cemig se disponibilizou a auxiliar na gestão energética.
O presidente argumenta que serão tomadas medidas para otimizar o horário de funcionamento das bombas de captação. “Hoje tem algumas bombas que vão ter de ser trocadas, porque estão mal dimensionadas. Nós vamos colocar também equipamentos de desligamento automático no horário de pique”, esclarece Aluísio.
Também será nomeada uma equipe que irá fiscalizar todas as bombas com o apoio da Cemig. A companhia possui projetos de trocas de bombas subsidiadas por ela.
Aluísio reforça que a população não será afetada pelo pagamento da dívida e que pagará as parcelas da negociação com a economia de energia.
Por Ana Amélia Maciel