Era para ser uma área de lazer, mas agora representa um perigo. Sem escoamento, a pista de skate ficou cheia de água devido às últimas chuvas. O problema é antigo. Coberta de água, a pista conhecida como vertical Bowl, no Parque Náutico da Boa Vista, não tem utilidade e acaba se tornando depósito de lixo e risco eminente à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Para a moradora Luciana Rolando, essa situação é um descaso com a população. “Fui levar meus sobrinhos para andar na pista de skate e, quando cheguei ao local, me deparei com uma água verde, lixo e muito mato que chegava até a pista de bicicross”.
Em junho do ano passado, um grupo de skatistas desenterrou a pista, restaurou os bowls, reconstruiu e pintou o espaço, com a ajuda da Secretária Municipal de Esportes e Lazer. Passados sete meses, o local que sempre foi muito frequentado está abandonado e se tornou um possível criadouro do mosquito da dengue e do cúlex (pernilongo).
De acordo com a Secretaria, uma bomba de sucção foi colocada em 2016, para resolver o problema do acúmulo de água, mas foi furtada. “Estamos aguardando os próprios skatistas trazerem os orçamentos para comprar uma nova bomba e cabos elétricos para instalação. Todos esses problemas estamos cientes, porém não contávamos com ações de vandalismo e furto”, revela o Secretário de Esportes Fabrício Frederighi Fonseca.
A Secretaria conta também com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para retirar a água acumulada. Em nota, a Prefeitura de Sete Lagoas informou que o Controle da Dengue deve vistoriar o local.
Por Naiara Barbosa