O número de casos confirmados de febre amarela em Minas Gerais continua crescendo. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até o momento, foram notificados 991 casos da doença. Desses, 198 casos foram confirmados e 57 descartados. Em relação aos óbitos, há 169 suspeitos e 69 confirmados.
São considerados casos confirmados aqueles que apresentaram: exame laboratorial detectável para febre amarela; exame laboratorial não detectável para dengue; histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada); sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.
Na última quinta-feira (9), a SES-MG confirmou casos de febre amarela em macaco em Curvelo, na Regional de Saúde de Sete Lagoas. Apesar de confirmada a epizootia (doença em animal) no município, até o momento, não há notificação de casos em humanos.
Há ainda rumores de epizootias em Buenópolis, Capim Branco, Curvelo, Felixlândia, Funilândia, Jequitibá, Maravilhas, Santana de Pirapama e Sete Lagoas. A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina contra a febre amarela nas 18 salas de vacinação do município (veja abaixo). Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
– Centro de Saúde (CS) Santa Luzia
– CS Orozimbo Macedo
– CS Manoa
– CS Santo Antônio
– CS Várzea
– CS São João
– CS Montreal
– CS Progresso
– Estratégia Saúde da Família (ESF) Esperança
– ESF Alvorada
– ESF CDI
– ESF Eldorado
– ESF Barreiro
– ESF Fazenda Velha
– ESF Catarina
– Unidade Básica de Saúde (UBS) Luxemburgo
– UBS Cidade de Deus
– UBS Belo Vale
Mais informações em: www.saude.mg.gov.br/febreamarela
Por Marcelle Louise