
O passeio engloba visitas a cidades históricas e circuito das grutas. O roteiro elaborado pela Setur, definido através de uma pré-pesquisa, levou em consideração opções turísticas distintas das oferecidas naqueles países, apoiadas na cultura regional e na natureza local. Além de Sete Lagoas, o grupo também visitou outras importantes cidades mineiras, como Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei, Cordisburgo e Brumadinho (Museu Inhotim). Durante os seis dias de viagem, 18 a 24 de junho, os operadores de turismo estrangeiros irão conhecer os atrativos turísticos do estado, fazer visitas técnicas de reconhecimento a hotéis, restaurantes e equipamentos turísticos em uma viagem de familiarização.
Lucas Conduru Davis, assessor de promoção e apoio à comercialização da Setur, que acompanha os operadores de turismo no estado, disse que o grupo ficou surpreso com os atrativos existentes em Minas Gerais. “Os operadores ficaram entusiasmados com o novo produto, que poderá ser oferecido tanto para famílias quanto para pessoas da terceira idade. Eles não esperavam encontrar um Brasil assim, uma vez que o país sempre tem a sua imagem muito associada a praia e muito sol. A comida também chamou muito a atenção do grupo. Todos adoraram a culinária mineira”, afirma Lucas.
Alberto Orillac, diretor da Margo Tours, agência de viagens do Panamá, estava entusiasmado com o passeio. “A gruta Rei do Mato é muito bonita! O Brasil é fantástico e estamos muito contentes de estar aqui. Através da viagem, foi possível conhecer muitas cidades interessantes e esperamos trazer muitos turistas dos nossos países para Minas Gerais”, comemorava Alberto.
Para Geyse Mendes, Diretora-Pesidente da SELTUR (Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura) a iniciativa da Secretaria de Estado demonstra a importância turística de Sete Lagoas para Minas Gerais. “Essa visita representa uma valorização local e demonstra que Sete Lagoas é uma cidade turística com grande potencial de atrair visitantes de diversas partes do mundo. Hoje, a Secretaria de Estado já investe na cidade através da Linha Lund e tem feito também o trabalho de divulgação. O FAMTUR é um projeto importante que tem todo o nosso apoio, uma vez que exibe as belezas naturais da região e divulga a cidade dentro e fora do país”, afirma Geyse.
Diversas operadoras estrangeiras de viagem participam do passeio por Minas Gerais, casos da Viajes Marco Pólo, Mega Travel, Viajes Fidanque, Margo Tours, Xplora L’alianxa, Pesantez, Tours, Mundoventura, Schuvar; Easa, Euroamerica, Vic Vic Tours, Obelisko, Viajes Euroamerica, Amtours, Pesantes, All American Tours e Tara Tours. O grupo permanece no Brasil até a próxima quarta-feira, 24 de junho, quando retorna para seus países de origem.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sete Lagoas